Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como fazer transações bancárias com segurança em 12 dicas

A- A+

Seja na tela do computador, notebook, tablet ou smartphone, os serviços financeiros estão mais próximos e acessíveis. Tamanha facilidade ajuda a entender o avanço das transações bancárias nesse meio, o que, infelizmente, atrai a atenção também de criminosos.

A quantidade de clientes do mobile banking no Brasil duplicou em 2015, conforme pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizada junto a sete das principais instituições financeiras do país.

A instituição revelou que o número de operações no ambiente virtual atingiu 4,9 bilhões entre janeiro e junho, o que representa 58,5% do realizado no período e equivale a 93% do total de transações bancárias realizadas em 2014, em todas as plataformas.

Com tamanha adesão, é preciso abrir o olho e redobrar os cuidados de segurança. Você sabe o que fazer para proteger seu dinheiro e seus dados pessoais enquanto realiza operações na web?

Homem fazendo algumas transações bancárias.

Cuidados na web objetivam proteger suas finanças e também as informações pessoais. Foto: Shutterstock

12 medidas de segurança em transações bancárias

Ciente do aumento da procura pelos serviços online e da ocorrência de golpes na internet, a Febraban divulgou dicas para fazer transações bancárias com segurança. Confira:

  1. Instale e mantenha atualizado o antivírus original no computador e nos dispositivos móveis
  2. Mude a sua senha de acesso ao banco na internet com alguma periodicidade e opte por senhas de bloqueio de uso no seu smartphone
  3. Jamais realize operações em equipamentos públicos ou desconhecidos
  4. Se tiver o telefone roubado, furtado ou perdido, informe seu banco imediatamente
  5. Informe-se com o fabricante de seu smartphone sobre softwares e opções de segurança disponíveis
  6. Fuja de aplicativos de origem desconhecida
  7. Não execute aplicações nem abra arquivos de origem desconhecida. Muitas vezes, eles contêm vírus. Mesmo quando ocultos para o usuário, permitem a ação de criminosos sobre sua conta a partir do que você digita no teclado
  8. Opte somente por provedores confiáveis
  9. Não use redes wi-fi desconhecidas ou em locais públicos para efetuar transações bancárias
  10. Em sua casa, mantenha sempre a rede wi-fi protegida por senha
  11. Prefira as versões de sistemas operacionais e browsers (programas de navegação) originais e atualizados
  12. Acesse o site do banco apenas pelo endereço da instituição financeira, digitando-o no campo específico e não clicando em links enviados por e-mail, por exemplo.

Encontre sinais de segurança

Quando for efetuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras, você deve certificar-se que está no site desejado, seja do banco ou outro qualquer, clicando sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site.

O certificado de habilitação do site, concedido por um certificador internacional, aparecerá na tela, confirmando sua autenticidade, juntamente com informações sobre o nível de criptografia utilizada naquela área pelo responsável pelo site (SSL).

Você vai se interessar por:

Não caia em golpes

Com base nos resultados de sua pesquisa, a Febraban reforçou os alertas de segurança relativos à internet e ao mobile banking. “Para operar em um ambiente virtual seguro, os próprios usuários também devem ficar atentos e redobrar os cuidados”, orienta a entidadde.

O internet banking nacional é um dos mais avançados em termos da oferta de serviços bancários. Para a Febraban, talvez por isso, a internet brasileira seja tão explorada por malwares (trojan, vírus, phishing, páginas falsas, etc).

O levantamento foi feito junto às principais instituições financeiras do país, incluindo Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander.

 

Você já adota os cuidados de segurança nas transações bancárias? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria