Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como fazer para se tornar revendedora de cosméticos

A- A+

Para quem está desempregada ou precisa ganhar um dinheiro a mais com o objetivo de complementar a receita doméstica, uma boa opção é se tornar revendedora de cosméticos.

Várias marcas trabalham com programas de vendas diretas ao consumidor e recrutam regularmente novas revendedoras. O sistema de venda direta de comercialização de produtos é baseado no contato pessoal entre vendedores, ou a chamada revendedora, e os consumidores fora de um estabelecimento comercial fixo.

A Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD) afirma que o setor de venda direta cresce, em média, 7% ao ano no País e é dominado pela força feminina: cerca de 90% dos revendedores são mulheres. São mais de 4,5 milhões de revendedoras atuando nesse mercado praticamente dominado pela indústria de cosméticos.

revendedora

Revendedora pode optar pela venda dos produtos via catálogo, ganhando uma comissão. Foto: iStock, by Getty Images

Vantagens de se tornar uma revendedora

Segundo a ABEVD, entre as vantagens de se tornar uma revendedora está a possibilidade do desenvolvimento de um trabalho autônomo com flexibilidade de horários e sem os riscos e investimentos comuns de um negocio comercial convencional, como gastos com aluguel de ponto fixo e mão de obra.

A atividade ainda pode ser exercida conjuntamente com um emprego convencional. “Podemos encontrar revendedores diretos que vêem na atividade sua principal fonte de renda e desenvolvem o negócio em tempo integral, bem como outros que encontram nas vendas diretas um complemento de renda”, afirma a diretora-executiva da ABEDV, Roberta Kuruzu.

Ser uma revendedora é indicado para pessoas comunicativas e empreendedoras. Mas não existe um perfil específico para a atividade. Basta ter força de vontade, organização, disciplina, bons contatos e profissionalismo.

“A venda direta não exige formação, domínio de idiomas, pós-graduação ou habilidade técnica, mas ela evoluiu do comércio ‘de porta a porta’ para uma venda feita por meio das relações pessoais”,  destaca Kuruzu. “Hoje, a revendedora conhece o cliente e vai até ele para apresentar uma novidade, promover a experimentação, não apenas vender um único produto ou marca”, destaca.

Dicas para se tornar uma boa revendedora

O primeiro passo para se tornar uma revendedora de sucesso é saber escolher com cuidado a marca que você vai representar e a qual melhor modalidade de venda se encaixa no seu perfil: porta a porta, catálogo ou planejamento de encontros para a apresentação dos produtos.

A revendedora também pode optar pela comercialização dos produtos via catálogo, ganhando uma comissão por vendas, ou pela compra dos produtos com desconto para formar um estoque próprio e vendê-los a preço normal.

Em seguida, segundo a ABEVD, a revendedora deve focar em alguns pontos principais de diferenciação: divulgação, pronta-entrega, produtos de demonstração (os brindes) e o atendimento personalizado.

Você pode começar aos poucos, oferecendo os produtos aos amigos, parentes, colegas de trabalho ou faculdade. Sempre que possível, freqüente reuniões ou cursos oferecidos pelas empresas que representam. Esse é um momento para se aperfeiçoar e conhecer melhor os produtos e estratégias de venda da marca.

Organizar bem o tempo para criar uma rotina e planejar uma meta de vendas são passos importantes para manter o foco da revendedora. Conhecer bem as clientes ajuda com o boca a boca. E, em tempos de internet, saber usar as redes sociais pode aumentar as vendas.

Crédito antecipado

Clientes Vivo de planos pré-pago e controle que forem pegos de surpresa sem crédito podem solicitar a antecipação da próxima recarga. Com o Crédito Antecipado Voz, você tem liberados R$ 3 da próxima recarga para serem usados a qualquer momento em que você precisar.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou das dicas para ser revendedora? Compartilhe!

como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
melhor lugar para trabalhar
trabalhar de babá no exterior
Sacar abono do PIS