Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como fazer investimentos inteligentes de seu dinheiro

A- A+

Se informação é poder, quem tem conhecimentos tem a faca e o queijo na mão para fazer investimentos inteligentes. Parte da estratégia de ter bons rendimentos com aplicações é saber a hora e o momento certo para investir.

Para isso, é preciso informação, acompanhar índices, avaliar tendências econômicas e estar atento ao mercado. Ler livros, fazer cursos, navegar por sites, investigar aplicativos e conversar e trocar experiência com quem sabe é um bom começo para quem quer fazer investimentos inteligentes com seu dinheiro.

investimentos-inteligentes

Trocar experiência com quem sabe é um bom começo para quem quer investir. Foto: iStock, by Getty Images

Dicas de livros para fazer investimentos inteligentes

O mercado financeiro está recheado de opções para diversos tipos de investidores. Para saber a escolha certa para o seu perfil, o mais indicado é estudar, ler, aprofundar-se e se informar antes de dar qualquer passo.

investimentosOs livros a seguir são algumas opções para você se aprofundar no assunto para saber identificar e fazer investimentos inteligentes.

Para investidores iniciantes, uma boa leitura é o livro 500 Perguntas (e respostas) Básicas de Finanças. O livro de Hugo Azevedo, especialista em mercado financeiro, traz uma série de conhecimentos básicos sobre finanças para investidores em início de carreira sem muita informação sobre o mercado.

O Investidor Inteligente apresenta os pensamentos de Benjamin Graham, considerado o criador da profissão de analista de investimentos. A obra é indicada para investidores que querem procurar investimentos por meio de análises de empresas e setores.investimentos2

Para investidores de nível mais avançado, uma boa dica de livro que pode te ajudar a fazer investimentos inteligentes é Filosofias de Investimento, de Aswath Damodaran, que aborda várias estratégias de investimentos.

Investimentos inteligentes: cursos, sites e aplicativos

Ler sites e blog sobre finanças também está na lista de obrigações de quem quer ter mais conhecimento sobre o mercado financeiro. Não são poucos os sites e blogs que tratam do tema e discutem os mais diversos assuntos e abordagens sobre investimentos.

Entre alguns exemplos dos blogs mais conhecidos sobre finanças estão o Dinheirama, do educador financeiro Conrado Navarro; Caro Dinheiro, do economista Samy Dana; e HC Investimentos, do economista Henrique Carvalho.

Na linha de aplicativos para smartphones e tablets, existem algumas opções para usuários que querem conhecer mais para fazer investimentos inteligentes. Entre elas está o iBillionaire, que traz uma feed de notícias mostrando o que alguns dos maiores bilionários do mundo estão fazendo com seu dinheiro.

Uma alternativa mais tradicional para aprender e obter mais informações sobre investimentos é apostar em algum curso. Existem cursos gratuitos oferecidos online, como os da Bolsa de Valores. Outras instituições também oferecem cursos online e presenciais sobre investimentos para diversos públicos, é o caso da corretora Ágora e do site Investeducar.

Uma boa conversa com o gerente do banco sobre suas opções ou com outros investidores com muitas experiências a contar também pode abrir sua mente para diversos tipos de investimentos inteligentes.

O melhor a fazer é buscar e aproveitar todas as oportunidades possíveis para adquirir mais conhecimento e colher bons rendimentos.

Organize suas finanças

Para aprender a controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer aprender a usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você receberá mensagens e participará de jogos que lhe ajudarão a utilizar o seu dinheiro de uma maneira inteligente, controlar seus gastos e poupar. E você ainda concorrerá a sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Gostou das dicas de investimentos inteligentes? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
quando vale a pena comprar título de capitalização
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv