Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira quatro passos para ter despesas menores

A- A+

Para quem está com o nome sujo, a busca por diminuir os custos é uma luta constante. Conseguir ter despesas menores é um desafio para não comprometer a renda mensal e poder quitar as dívidas sem adquirir novos déficits.

Pensando assim, o Banco Central do Brasil lançou uma cartilha de Orçamento Pessoal que apresenta quatro medidas recomendadas para controlar as despesas. Confira quais são elas.

despesas-menores

Controlar suas despesas é essencial para não acumular dívidas. Foto: iStock, by Getty Images

Quatro passos recomendados pelo BC para ter despesas menores

1 – Anote suas despesas

Anotar todas os seus gastos é o primeiro passo para conseguir um maior controle das suas despesas. Destine um parte do seu tempo para registrar tudo o que você consumiu naquele dia. Torne isso um hábito.

Não se preocupe em fornecer muitos detalhes, detenha-se apenas com o que ou onde gastou. Comprou pães pela manhã, ou colocou gasolina no carro a tarde, anote tudo. É importante também especificar o meio de pagamento utilizado (cartão, cheque, dinheiro) para ter um controle ainda maior.

2 – Agrupe as despesas

Organize suas despesas e receitas do mês em categorias. Assim, ao final de cada mês, você vai saber, exatamente, de onde seu dinheiro veio e como ele foi gasto.

A dica é agrupar, uma vez por semana, as suas despesas e receitas. Por exemplo: contas de luz, gás, aluguel, podem ser agrupados em uma categoria denominada Habitação. Você pode criar outros grupos de despesas como: Alimentação, Transporte, Financeiro e Lazer.

3 – Seja prudente

Ao realizar os dois passos anteriores, você terá um panorama fiel de como você recebe e de que maneira gasta o seu dinheiro ao longo do mês. Com esses dados organizados, chegou a hora de refletir sobre os resultados.

Verifique se sua renda é suficiente para cobrir as despesas. Caso não seja, estude alternativas para solucionar essa equação. Encontre maneiras de aumentar suas receitas e diminuir suas despesas. O objetivo é fazer com que os gastos sejam inferiores a sua arrecadação. Para isso, talvez seja necessário modificar seus hábitos e se tornar mais prudente.

4 – Planeje o próximo mês

Com base no mês anterior, tente elaborar um orçamento, projetando as receitas que você deve receber e também as despesas. Objetivo é chegar ao final do mês com um saldo positivo.

Caso você não consiga acertar todas as estimativas, não se preocupe. É normal sentir-se perdido no início. O importante é usar o orçamento a seu favor, pois ele irá ajudar você a ter uma vida financeiramente mais equilibrada.

Planilhas são alternativa para despesas menores

Uma opção diferente à essa são as planilhas de controle. A Vivo oferece cinco modelos diferentes para cuidar melhor do seu dinheiro: controle de despesas, diagnóstico de suas finanças, plano para suas prioridades,  planilha de despesas mensais e prioridades financeiras. E só baixar e economizar.

Gostou das dicas para ter despesas menores? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Vai devolver bem financiado
Aprendendo como transferir licença do Office