Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como evitar que furtos e roubos atrapalhem a sua viagem

A- A+

Para quem está com sua viagem marcada, não importa para qual destino, é sempre válido estar precavido contra furtos e roubos, seja no Brasil ou no exterior. Mas que cuidados precisam ser tomados para se prevenir dessas ocorrências e garantir um passeio tranquilo e sem imprevistos?

furtos e roubos

Para maior segurança, malas de viagem devem ser trancada com cadeados. Foto: iStock, Getty Images

6 dicas contra furtos e roubos em viagens

Para evitar incômodos dessa natureza, o Vivo Seu Dinheiro reuniu seis dicas de segurança do Ministério do Turismo, que podem ajudá-lo a se prevenir contra casos de furtos e roubos em viagens. Confira as dicas a seguir e garanta apenas boas lembranças dos seus passeios.

1. Ficar sempre próximo às bagagens em aeroportos, rodoviárias e hotéis

2. Trancar as malas com cadeado

3. Manter bolsas e mochilas próximas ao corpo nos passeios

4. Evitar contar dinheiro na presença de estranhos e em locais movimentados

5. Ter cuidado redobrado com objetos pessoais – sempre que disponível, faça uso do serviço de cofre em hotéis e pousadas

6. Não se aventurar em locais ermos e escuros à noite.

A quem recorrer em furtos e roubos

No Brasil

Mesmo tomando todos os cuidados, nem sempre se consegue evitar furtos e roubos. Caso tenha sido vítima de uma ocorrência do tipo durante uma viagem doméstica, você  deve sempre se dirigir à delegacia mais próxima para registrar o boletim de ocorrência. Algumas cidades contam com postos especializados de atendimento para os turistas.

No exterior

Se for uma vítima no exterior, os procedimentos mudam. De acordo com a Polícia Federal, cada país tem suas especificidades, o que sugere ao turista incluir mais esse cuidado em seu planejamento de viagem, informando-se antes de embarcar.

As principais dicas de prevenção, contudo, se referem à documentação. Se, entre os itens furtados ou roubados, estiver o passaporte, você precisa ir até o consulado ou a embaixada do país para providenciar um novo.

É preciso estar com toda documentação exigida pela lei ou a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), gratuito, que permite o embarque sem o passaporte para o País. No Portal Consular, é possível acessar todas as representações brasileiras fora do território nacional e os serviços prestados.

Durante o voo

A Polícia Federal ainda recomenda procedimentos para furtos e roubos durante o voo. Nesses casos, o passageiro deve dirigir-se para uma delegacia de Polícia Civil, geralmente existente no próprio aeroporto, para elaboração de um boletim de ocorrência.

Dependendo da localidade, o registro é encaminhado à Polícia Federal. É dever do titular do passaporte comunicar imediatamente à instituição a ocorrência de perda, extravio, furto, roubo, adulteração, inutilização, destruição total ou parcial do documento de viagem e também a sua recuperação.

Nas situações descritas, a Polícia Federal esclarece que o titular do passaporte deverá comparecer à unidade mais próxima, munido de documento de identidade e preencher o formulário de Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem.

Você vai se interessar por:

Proteção para os seus bens

Todos os cuidados são sempre bem-vindos, mas a melhor maneira de garantir a proteção dos seus bens é por meio de um seguro. Com o Seguro Proteção Urbana – Bolsa Protegida, você recebe uma indenização para o seu acessório, bem como para os objetos nele contido, em caso de roubo ou furto qualificado. Nessa categoria, estão incluídas bolsas femininas, maletas, pastas ou mochilas.

Você ainda conta com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas de prevenção a furtos e roubos em viagens? Compartilhe!

Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial
Reaproveitamento da água do chuveiro