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por Vivo Seu Dinheiro

Como evitar a inadimplência dos clientes: 6 dicas preciosas

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Reflexo da crise econômica e do aumento do desemprego, a inadimplência compromete os resultados das empresas e pode ser um verdadeiro pesadelo para os pequenos empreendedores. Se você se encontra diante desse desafio, veja como evitar a inadimplência dos clientes com seis estratégias de abordagem.

Debatendo como evitar a inadimplência dos clientes

Inadimplência dos brasileiros está associada à crise econômica e ao desemprego. Foto: iStock, Getty Images

Como evitar a inadimplência dos clientes

Selecionamos boas opções para você reduzir o índice de inadimplência entre os clientes. Confira as seis estratégias a seguir:

1. Conheça seu cliente

Quanto melhor você conhecer o seu cliente, menores as chances de sofrer um calote. Pesquise dados em empresas ou entidades de proteção ao crédito e utilize as informações disponíveis na internet.

Mas tenha cautela: é preciso lembrar que negar-se a vender um produto ou serviço configura prática abusiva, de acordo com o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

2. Crie um vínculo pessoal

É menos provável que o cliente deixará de pagar pelo produto ou serviço quando conhecer a pessoa que o vendeu e souber da importância daquele valor para a sustentabilidade do negócio.

Quanto mais afastado você estiver do seu cliente, mais ele o considerará apenas como empresa. Esse posicionamento pode colocar as contas da sua empresa no fim da lista de prioridades do consumidor.

3. Firme contratos

Esqueça acordos verbais. Firme contratos e documente toda e qualquer transação. Além de profissionalizar o negócio, essa atitude transmite autoridade e ainda gera provas para serem utilizadas em futuros – e eventuais – processos.

4. Entre em contato

Se o cliente está inadimplente, o primeiro passo é telefonar para informar a cobrança e entender os motivos para o não pagamento. Nessa hora, a dica é ser gentil e compreensivo, explicando por que a empresa precisa do dinheiro. Evite ser agressivo e contundente, especialmente em um primeiro contato.

5. Envie uma carta de cobrança

A carta de cobrança com aviso de recebimento é outra maneira de solicitar o pagamento. A carta é formal e pode resolver o problema entre os clientes que não estão levando a cobrança a sério.

6. Acione a Justiça

Finalmente, se nenhuma estratégia anterior tiver sucesso, faça valer os seus direitos e entre com uma Ação de Execução ou Cobrança no Tribunal Especial de Pequenas Causas. A Justiça será a sua aliada, desde que você consiga comprovar os débitos.

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Inadimplência cresce no Brasil

Não é por acaso que você deseja sabe como evitar a inadimplência dos clientes. O Brasil iniciou 2016 com um recorde negativo: de acordo com a Serasa Experian, havia mais de 59 milhões de pessoas inadimplentes no primeiro dia de janeiro. Foi o maior nível desde o início da série, em 2012.

Mas o fundo do poço ainda parece estar longe. No relatório mais recente, de março, a Serasa informa que o número de brasileiros inadimplentes chegou a 60 milhões, o que representa 41% da população com mais de 18 anos do Brasil.

Uma das explicações para esse fenômeno é o desemprego associado à retração econômica. Com o país em recessão e retração no consumo, as empresas observam uma queda na demanda, e precisam se reestruturar para manter a competitividade no mercado. De acordo com dados do IBGE, o percentual de trabalhadores sem ocupação no primeiro trimestre de 2015 chegou a 10,9%.

 

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