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por Vivo Seu Dinheiro

Como evitar e se proteger do extravio de bagagem

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Aquele friozinho na barriga é inevitável quando se está esperando a bagagem aparecer na esteira do aeroporto. Confira alguns cuidados para proteger suas malas do extravio e saiba o que fazer caso essa “tragédia” aconteça.

Passo a passo para evitar o extravio de bagagem

Comece a se precaver quando estiver arrumando as malas, identificando cada uma de suas bagagens com nome, endereço e telefone. Coloque essas informações tanto fora quanto dentro de cada volume, já que a etiqueta que fica na alça das malas pode se rasgar. Outra dica para diferenciar suas malas é colar adesivos ou amarrar fitas coloridas — de preferência curtas, para evitar que fiquem presas na esteira de bagagens do aeroporto.

Depois de identificá-las, procure chegar cedo ao check-in para evitar possíveis confusões provocadas pela pressa. Preste atenção no trabalho do atendente e verifique se as suas malas foram etiquetadas com o destino correto. Não esqueça de guardar o ticket de cada bagagem em um local seguro, ele é a garantia que as malas foram despachadas caso elas sejam extraviadas.

bagagem

Extravio de bagagem é um dos grandes pesadelos ao embarcar. Foto: iStock, Getty Images

 

Para evitar maiores transtornos em caso de extravio, leve seu dinheiro e objetos de valor, como joias, na bagagem de mão. Essa, aliás, é uma recomendação das próprias companhias aéreas. Há vários motivos para agir assim. Um envolve a dificuldade de comprovar o valor que havia dentro de sua mala. Além disso, tirar fotos dos objetos enquanto estiver preparando cada volume é uma recomendação igualmente útil. As imagens se tornam úteis em caso de extravio. Na mala de mão, leve também uma muda de roupa e itens de primeira necessidade.

Em caso de extravio

De acordo com a Fundação de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o consumidor precisa estar ciente dos seus direitos quando se trata de problemas com a bagagem.

Em caso de extravio de bagagens em aeroportos, você deve se dirigir imediatamente ao balcão da companhia e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) ou Property Irregularity Report (PIR). Para fazer a reclamação, você precisará do comprovante de despacho das malas.

Essa ocorrência pode ser feita até 15 dias depois da data do desembarque, segundo a ANAC. Depois disso, a empresa aérea tem o prazo de 21 dias (no caso de voos internacionais) ou de 30 dias (nos voos domésticos) para devolver as bagagens perdidas. Passado esse prazo, a companhia é obrigada a indenizar o passageiro, reembolsando o valor do seguro bagagem (quando houver) ou o que foi informado no formulário Declaração Especial de Valor.

A companhia aérea também é responsável em caso de roubo das malas entre o despacho e o recebimento pelo passageiro. Nesse caso, é preciso fazer um boletim de ocorrência na polícia. Se a bagagem estiver danificada, contate a empresa logo que perceber o problema, de preferência ainda no desembarque. O prazo limite para essa reclamação é de sete dias após o desembarque.

Você já teve sua bagagem extraviada em viagens internacionais? Deixe seu comentário!

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