Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como escolher uma TV de acordo com o ambiente em sua casa

A- A+

LCD ou plasma? Com tecnologia 3D ou com função Smart? Qual tamanho? Colocar na parede ou em um rack? Saber como escolher uma TV pode ficar complicado com tantas opções disponíveis no mercado.

Além de analisar as características e funções de cada modelo, também é preciso levar em consideração o ambiente em que a TV será instalada. Tudo para fazer a melhor escolha e não se arrepender depois.

como escolher uma tv

Conhecer modelos e pesquisar preços é fundamental para fazer uma boa compra. Foto: iStock, Getty Images

Como escolher uma TV para cada ambiente

Você chega na loja, se depara com todos aqueles modelos e se pergunta: “como escolher uma TV adequada?”. Depois de definir o orçamento disponível para a nova aquisição, o próximo passo é decidir o tamanho que se encaixa no valor.

E o que vai definir se você precisa de uma TV grande ou pequena é o ambiente em que ela será colocada, pois é preciso levar em consideração a distância entre o lugar que o aparelho vai ficar e onde você vai sentar para assisti-lo.

O cálculo pode ser feito contando meio metro de distância para cada 10 polegadas. Por exemplo, para assistir à uma TV de 32 polegadas de forma confortável, deve-se estar a uma distância mínima de 1,5m dela.

Para uma sala de tamanho médio, geralmente é indicado comprar um TV com tela de 40 ou 42 polegadas. Já para ambientes em que a TV será assistida casualmente, como o quarto, cozinha ou escritório, são indicadas telas menores, que vão de 26 a 32 polegadas.

Tire as dúvidas sobre os modelos

Mas não é só o tamanho que gera dúvidas sobre como escolher uma TV. Os tipos de tela e outras características também precisam ser analisados. Avalie se o modelo atende às suas necessidades e também se você vai realmente usar todos os recursos extras que ela oferece.

Os televisores com tela LCD e de plasma, por exemplo, se parecem muito por fora, mas usam tecnologias diferentes. Os modelos de LCD, incluindo também os modelos de TV LED, são bem mais vendidas que as TVs de plasma.

A tela LCD geralmente usa retroiluminação em LED, ou seja, uma tela de cristal líquido iluminada por lâmpadas de LED. Isso não quer dizer necessariamente que ela produz uma imagem melhor, mas permite aparelhos superfinos e eficientes, além de economizar mais energia.

Nesse caso, na dúvida sobre como escolher uma TV, a tela de LCD ou LED pode oferecer um melhor custo-benefício.

Já a tela de plasma, ao contrário, apresenta a imagem da mesma maneira em praticamente todos os ângulos. Ou seja, ao se movimentar para os lados, você ainda consegue ver a imagem perfeitamente. Já na LCD, em alguns modelos, a imagem pode ficar mais borrada ou clara, perdendo contraste ou precisão nas cores.

A principal dica para escolher uma TV é levar em consideração todos esses aspectos e pesquisar muito bem antes de fazer a compra. Com diversos modelos disponíveis no mercado, algum com certeza irá atender às suas necessidades.

Você vai se interessar por:

Seu televisor está no Vivo Compras

Antes de comprar o seu televisor, é importante também comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para televisores

E aí, aprendeu como escolher uma TV? Compartilhe as dicas!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Nintendinho
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador