Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como escolher uma mochila segura para notebook

A- A+

O uso de aparelhos tecnológicos portáteis se difundiu muito rapidamente no Brasil. É raro encontrar alguém que não carregue consigo um notebook, um tablet ou um smartphone. Mas a questão da segurança com relação a esses produtos é algo que começa a preocupar. Escolher uma mochila ou uma pasta que permitam a proteção dos aparelhos contra a violência urbana pode ser fundamental.

A escolha da mochila ideal

A última edição da TIC Domicílios, uma pesquisa que analisa o Acesso à Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil, apontou que 57% das residências brasileiras possuem um notebook. Eles já venceram os computadores de mesa nas vendas há tempos, justamente pela característica de leveza e por serem portáteis. Ou seja, as pessoas precisam de um computador que possa levado para todos os lugares.

Mas se a comodidade com relação ao acesso às informações salvas no aparelho é muito maior agora, a tranquilidade com relação a segurança do portátil diminui progressivamente. Se para roubar ou furtar um desktop os assaltantes precisavam entrar na casa da pessoa e carregar diversas peças do aparelho, hoje basta que levem a mochila ou a bolsa para que o computador seja perdido.

mochila-2

Não é seguro deixar o aparelho sozinho e longe da sua visão. Foto: iStock, by Getty Images

É por isso que a escolha do meio em que será transportado faz toda a diferença. Se você não pode impedir as ações violentas, você pode se proteger para não ser vítima delas. Optar por bolsas e pastas que mantenham o aparelho menos à vista e que estejam mais próximas ao seu corpo, ajudam na hora de evitar os atos violentos.

A discrição é a principal característica que uma mochila para notebook deve ter. É claro que pastas de couro, com bordados diferentes ou estampas coloridas são mais bonitas e, provavelmente, combinam melhor com o seu estilo. Mas o velho pretinho básico pode ser um grande aliado nesses momentos. Cores neutras, escuras, em tecidos simples, ficam mais camufladas no ambiente.

Evite também as pastas de mão, elas facilitam o serviço dos ladrões. Se você vai a pé para o trabalho, utilize uma mochila de duas alças, que possa ser apoiada nos ombros e fique nas suas costas. Como você vai estar em constante movimento, será mais difícil de alguém mexer na sua bolsa sem que alguém veja. Além disso, elas são mais confortáveis para carregar o peso do computador pelos quarteirões.

Se você vai ao trabalho ou à faculdade de trem, metrô ou ônibus, o ideal é escolher uma mochila transversal. Além de ficarem na sua frente, ou seja, você consegue enxergar onde está a pasta e o que está acontecendo com ela, esse tipo de bolsa também fica mais próximo do seu corpo. A alça transversal dificulta a ação de quem deseja tirar a bolsa de você.

Mochila não é única opção

Mas a segurança do seu eletrônico não deve depender apenas da mochila que você utiliza para transportá-lo. É preciso pensar também na forma e nos ambientes em que você faz uso do notebook. Evite utilizá-lo em lugares públicos, como praças, restaurantes muito movimentados, no ônibus, trem ou metrô. Também não é seguro deixá-lo à mostra no carro, mesmo dentro de estacionamento.

Como você não pode impedir ações criminosas, é importante que você tome medidas para diminuir os danos e prejuízos em situações de furto e roubo. Seguros de Proteção Urbana, como o Bolsa Protegida da Vivo, podem ser uma opção. O investimento mensal feito nesse serviço, que é parceria da Vivo com a ACE seguradora, é mais vantajoso do que o gasto inesperado em uma única vez.

Nesse tipo de seguro, não apenas o notebook, como todos os outros itens que estiverem dentro da mochila furtada serão cobertos e reembolsados pelo serviço. Clientes da Vivo em planos Pré e Pós pagos podem contratar o serviço, sendo que o limite de cobertura é decidido individualmente para cada cliente.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas de mochila? Deixe seu comentário.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico