Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como escolher um violão para começar a estudar

A- A+

Manter um hobby alivia o estresse do dia a dia e das pressões de uma rotina que consiste em trabalho e pagamento de contas. Apostar em um hobby que desperte sua criatividade melhora a auto-estima e aumenta a satisfação, combatendo o estresse, o mau humor e o cansaço.

Além dos hobbies que envolvem atividades físicas, fazer atividades lúdicas também é uma alternativa para fugir da rotina. Colecionar objetos, aprender a pintar ou tocar um instrumento são algumas opções de atividade criativas, produtivas e de lazer. Aprender a tocar violão, por exemplo, pode ajudar e muito na sua concentração.

violao

Violões clássicos são a melhor opção para estudantes. Foto: iStock, by Getty Images

 

Mas como escolher o violão mais adequado para quem ainda é um estudante e está dando os primeiros passos para aprender a tocar o instrumento?

Dicas para escolher o vilão mais adequado

Antes de comprar um violão para iniciar o novo hobby, o praticante precisa estar atento a alguns detalhes do instrumento que vão fazer toda a diferença na hora da prática.

De acordo com o blog O Guitarrista, o primeiro passo antes de comprar um violão é conhecer as partes do instrumento. “A qualidade sonora de um violão se deve principalmente às partes que o compõem, como a madeira, braço e escala do instrumento, cordas e acessórios”, explica o site.

Além de ser responsável pela aparência do instrumento, o tipo de madeira utilizado na sua confecção dá ao violão maior ou menos volume de som, ajudando na definição e sustentação das notas. É por isso que, de acordo com o blog, quanto melhor a madeira do instrumento, mais caro será o violão.

Um outro aspecto importante na decisão de qual instrumento comprar é o tipo de encordamento utilizado: cordas de nylon ou de aço. As cordas de nylon são mais leves e flexíveis, permitindo maior facilidade para apertá-las e fazer dedilhados. Graças a essas características, é mais indicado que estudantes utilizem violões com esse tipo de corda.

Os violões com cordas de aço ganham em sonoridade, mas são mais difíceis de serem manuseados porque elas são menos flexíveis. O praticante geralmente precisa de palhetas para tocar o instrumento, o que dificulta a adaptação e a vida do estudante. Esse tipo de corda é mais utilizado em violões elétricos, aqueles que são ligados em amplificadores de som.

Melhores modelos de violão para iniciantes

Por serem mais fáceis de manusear, o mais indicado é que estudantes comecem tocando violões clássicos, com cordas de nylon, mais fáceis de apertar e também mais baratos.

Existem modelos próprios para crianças, com dimensões menores, caso do DI Giogio Piccolo e o Gioannini GN-6. Para adultos, os mais indicados são violões clássicos com tamanho padrão.

Um dos mais utilizados é o Di Giorgio Estudante 18. O instrumento tem a caixa de ressonância confeccionada em Pau Ferro e trastes arredondados que facilitam o contato dos dedos com as cordas.

O Giannini GN-15 e o Giannini N-14 são outros modelos indicados para estudantes com preços mais acessíveis. Da linha Giannini, um modelo mais caro é o GN-17.

Outro modelo recomendado é o Yamaha C40M, um violão clássico acústico mais caro, mas com ótima qualidade de som. Ele possui cordas de nylon, tampo em spruce, corpo em meranti, braço em nato, escala em rosewood, tarrachas cromadas e acabamento natural fosco.

Compre com descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

Gostou das dicas para comprar violão? Compartilhe!
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico