Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como escolher um escritório de contabilidade para sua empresa

A- A+

Quando você inicia as atividades de uma empresa, independentemente do porte, é importante contratar um escritório de contabilidade para cuidar das contas. A dica é válida não apenas para economizar tempo, mas também porque há conhecimentos específicos que só um contador tem.

Além da questão tributária e contratual, as regras – seja para o pagamento de impostos ou para declarações específicas – mudam tanto que só uma pessoa do ramo consegue se atualizar constantemente. Mas como escolher a empresa correta para cuidar de uma área tão importante?

Homem trabalha em escritório de contabilidade

Idoneidade da empresa e sua estrutura de atendimento devem pesar na decisão. Foto: iStock, Getty Images

Contratar escritório de contabilidade: 8 dicas

Confira oito dicas essenciais para definir a contratação de um escritório de contabilidade para cuidar melhor das finanças da sua empresa.

Situação cadastral

Liste prioridades. A primeira tarefa é descobrir se a empresa pela qual se interessou é idônea. Você pode checar essa informação em órgão específicos. Também é importante conferir se ela é vinculada ao conselho regional da categoria e se não há reclamações ou denúncias contra o escritório.

Eficiência

A única forma de saber se os serviços funcionam bem é conversando com clientes e ex-clientes. Procure saber o que funciona ou não. No caso dos antigos contratantes, verifique o motivo de sua saída. A opinião de terceiros é sempre importante.

Indicações

Caso ainda não tenha empresas candidatas, peça indicações a amigos. É mais fácil encontrar um bom serviço quando já conhece pessoas satisfeitas com ele.

Estrutura

Marque uma visita para esclarecer dúvidas e avalie também qual é a estrutura oferecida pelo escritório. Como será o atendimento? Há funcionários disponíveis para quando você precisar? Quem será responsável por atendê-lo? Essa pessoa é acessível ou nunca pode falar ao telefone por excesso de trabalho? Leve isso em consideração.

Honorários

Essa questão é subdividida em duas. Primeiro, é preciso verificar como será realizado o pagamento dos honorários: data, meio de pagamento (boleto, depósito, transferência). Em segundo lugar, é interessante pesquisar preços, mas lembrando-se sempre de não cair no velho problema do “barato que sai caro”.

Lembre-se que um serviço de qualidade exige muita dedicação. É preciso tempo para analisar os dados do cliente, fazer as comunicações importantes e estar sempre buscando atualização junto ao mercado. E isso também tem custo.

Contrato

Leia atentamente todo o contrato antes de assiná-lo, e não finalize sem esclarecer qualquer tipo de dúvida. Entenda seus direitos e seus deveres.

Relatórios

Peça um modelo dos relatórios que serão enviados para você. Veja se consegue compreender o formato no qual vêm as informações.

Canais de comunicação

É fundamental verificar quais canais de comunicação a empresa dispõe para atender você: telefone, e-mail, WhatsApp? Veja se consegue se adaptar ao formato de atendimento, além de verificar também a agilidade nas respostas. Faça um teste já antes: peça algumas informações à empresa e observe em quanto tempo terá retorno.

Você vai se interessar por:

Gostou das dicas para contratar um escritório de contabilidade? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria