Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como escolher o tamanho de tela do seu próximo celular

A- A+

Houve um tempo em que, quanto menor o celular, maior era o status. Mas com o avanço tecnológico e o acúmulo de funções no aparelho – principalmente por causa da internet – o conceito sobre o tamanho de tela vem mudando muito. Qual o melhor para você?

Para conseguir fazer uma boa escolha, é fundamental definir qual será o uso do aparelho. Mas não se engane: mesmo que você ainda não seja dado à navegação na web, pode ser que, com a internet no smartphone e acesso ilimitado às redes sociais, as coisas mudem.

Pessoa avaliando o tamanho da tela do celular.

O modelo e o tamanho ideal de um smartphone variam conforme o perfil do usuário. Foto: Shutterstock

Como avaliar o tamanho de tela?

Para definir o tamanho de tela ideal para você, é interessante levar em consideração alguns pontos. Confira os cinco principais:

Adaptação física

A maneira como você irá segurar o telefone precisa ser confortável. Isso depende de muitas coisas (inclusive do tamanho da sua mão em relação ao telefone). A melhor maneira de evitar erros é fazendo um teste. Vá a uma loja e segure todos os aparelhos pelos quais se interessa.

Digitação

Além da posição que você utiliza para falar, teste também seu manuseio na horizontal – para ver vídeos e navegar na web – e ainda a digitação. É importante verificar se seus dedos se adaptam ao tamanho de tela para digitar mensagens e mesmo para inserir um contato.

Celular tem bom tamanho de telaVídeos

Se você costuma assistir a vídeos no celular, é interessante verificar não apenas o tamanho – nem sempre isso é fundamental – mas a qualidade da imagem. Ela está diretamente relacionada com a resolução da tela e, nesse caso, é preciso analisar mais a fundo as configurações.

Uma tela Full HD, por exemplo, tem nitidez muito superior à HD. É o caso, entre outros, do Sony Xperia C5 Ultra, disponível no Vivo Compras.

Celular tem bom tamanho de telaTrabalho e estudos

Se você utiliza o smartphone para atividades que envolvam planilhas e documentos, uma tela de, no mínimo, 5 polegadas é mais recomendada. Esse tamanho também é válido para os apreciadores de jogos e aqueles que usam vários recursos ao mesmo tempo.

No Vivo Compras, há uma série de aparelhos que atendem a esse requisito. Entre eles, o ZenFone 2, da Asus.

Celular tem bom tamanho de telaUso casual

Já para quem utiliza apenas redes sociais ou alguns jogos esporádicos, um aparelho com tela entre 3,5 e 5 polegadas cobre todas as necessidades. Isso significa também um investimento com custo menor.

Também no Vivo Compras, é possível encontrar diferentes modelos dentro dessa característica. Entre eles, o Galaxy Win 2 Duos, da Samsung.

Quando tamanho é documento

Uma pesquisa realizada pela empresa Jana Mobile apontou que aparelhos com tamanho de tela maior, a partir de 5 polegadas, são a preferência entre os usuários de países emergentes. O estudo foi realizado com consumidores do Índia, Indonésia, Filipinas, Vietnã, Quênia, Nigéria, África do Sul, Brasil e México.

Para se ter uma ideia da preferência nacional, 18% dos brasileiros gostam de telas de 5 polegadas. Já uma parcela de 17% prefere os smartphones de 5,5 polegadas. A maior fatia, no entanto, opta pelos ainda maiores: 26% dos entrevistados gostam dos aparelhos com mais de 5,5 polegadas.

Você vai se interessar por:

Encontre seu smartphone no Vivo Compras

Antes de comprar o seu smartphone, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para celulares

E para você, qual o tamanho de tela é ideal em um smartphone? Comente!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple