Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como escolher a melhor panela de fritura elétrica

A- A+

Não dispensa uma comidinha frita, mas tem receio dos malefícios que o óleo de cozinha pode causar? A panela de fritura elétrica pode ser uma saída para aproveitar as iguarias fritas sem se descuidar da saúde. Modelos mais tecnológicos utilizam a tecnologia do  infravermelho, ao invés do óleo tradicional. Confira quais aspectos levar em conta antes de comprar a sua fritadeira.

Alguns alimentos, como nuggets, podem ser equiparados aos preparados na frigideira. Foto: iStock, Getty Images

Alguns alimentos, como nuggets, podem ser equiparados aos preparados na frigideira. Foto: iStock, Getty Images

5 motivos para ter uma panela de fritura elétrica

Alimentos mais saudáveis:com uma colher de óleo você pode preparar 1 kg de batata. A maioria dos modelos faz o cozimento dos pratos combinando ar quente e um sistema giratório para uniformizar a fritura. Assim, os alimentos ganham uma aparência dourada e ficam levemente crocantes.

No tempo certo: modelos de panela de fritura elétrica com a função timer avisam quando a comida está pronta. Sobrando mais tempo livre para você fazer outras atividades e deixando o alimento no ponto certo para o consumo.

Sem cheiro: por não precisar mais descartar o óleo usado, os aparelhos não deixam odores. Além disso, ajudam a preservar o meio ambiente.

Sabor preservado: ao contrário do que se imagina, a panela de fritura elétrica mantém os nutrientes e o sabor da comida, diminuindo seu teor calórico, já que dispensa óleo (ou usa uma quantidade mínima). A comida também não fica encharcada de gordura quando você deixa a fritura passar do ponto.

Facilidade ao limpar: deixe o aparelho esfriar por completo antes de limpá-lo. Lave as peças removíveis com esponja e detergente ou coloque-as na máquina de lavar louça. O restante pode ser limpo com um pano úmido. No entanto, jamais mergulhe-a diretamente na água, isso pode comprometer o seu funcionamento.

Avaliação da Proteste

A Associação de Consumidores, Proteste, realizou testes com seis modelos de panela de fritura elétrica, em agosto de 2014. Foram analisados aparelhos das  marcas Arno, Britânia, Cadence, Mondial, Philco e Philips.

Foi detectado nas verificações que as fritadeiras são capazes de preparar determinados alimentos com textura e crocância semelhantes àqueles feitos da forma tradicional – no fogão com óleo de cozinha.

Observou-se, também, que a qualidade de alguns alimentos podem ser equiparados aos preparados na frigideira. Caso de almôndegas, nuggets, chuletas, sobrecoxas e empanados de frango. Somente as batatas, tanto as in natura quanto as congeladas, não obtiveram o aspecto crocante  daquelas fritas em óleo. Mas, não significa que elas tenham ficado murchas ou ruins.

O que difere um modelo do outro é o tempo gasto no cozimento e a quantidade de energia consumida. A fritadeira da Philips foi a que levou menos tempo para preparar a maioria dos alimentos média geral, menos energia, ela foi avaliada como muito boa. As outras foram tidas como boas ou aceitáveis.

Todos os produtos foram considerados fáceis de limpar e de usar, além de produzirem pouco barulho. Apesar de os seis aparelhos contarem com o tempo de garantia de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, Philips e Mondial se destacaram por possuírem dois anos de garantia.

Conheça o Vivo Compras

Antes de comprar a sua panela de fritura elétrica, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de  850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para panela de fritura elétrica

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico