Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como emitir a segunda via de boleto do Fies em caso de atraso

A- A+

O estudante que precisar emitir a segunda via de boleto do pagamento da parcela mensal do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) não encontrará grandes dificuldades. O sistema disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) é fácil e ágil. Para emitir a segunda via do boleto do Fies não é necessário informar usuário ou senha. O horário para emissão do boleto online se estende das 9h às 19 h em dias úteis.

A segunda via do boleto do Fies está disponível no site da Caixa Econômica Federal. Para obter o boleto, só será necessário preencher o campo em branco com o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e o código verificador, gerado pelo site a cada novo acesso.

boleto-do-fies

Segunda via do boleto do Fies está disponível no site da Caixa. Foto: iStock, Getty Images

Programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições provadas, o Fies passou em 2010 a ter como agente operador o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na ocasião, passou a ser permitido aos estudantes solicitarem o financiamento em qualquer período do ano.

Depois do vencimento, pagamento só nas agências da Caixa

Até a data de vencimento, todas as obrigações financeiras do Fies podem ser quitadas na rede bancária em geral, em toda a rede de agências lotéricas e em correspondentes bancários da Caixa. Isso inclui tanto as parcelas trimestrais de juros quanto as prestações mensais, pagas por meio de extrato de pagamento, enviado ao endereço do estudante. O extrato também pode ser obtido por meio de boleto online (disponível no site do Fies) ou ainda em qualquer agência da CEF.

Após o vencimento, as prestações em atraso só podem ser pagas nas agências da Caixa. Para manter-se no Fies, é essencial que o estudante esteja rigorosamente em dia com as obrigações financeiras. Para evitar transtornos, o aluno pode optar pelo débito automático em sua conta corrente na Caixa.

Para recorrer ao Fies, é necessário ter avaliação positiva no MEC

Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC). O primeiro passo é acessar o SisFies e informar dados como o CPF, a data de nascimento e um endereço de e-mail válido. Nesse momento, o aluno cadastrará uma senha que será usada sempre que precisar acessar o sistema.

Depois de informar os dados pedidos, o estudante receberá um e-mail para validação do seu cadastro. A partir de então, ele acessará o SisFies e fará a inscrição informando dados pessoais, do curso e da instituição, além das informações sobre o financiamento solicitado.

Após concluir a inscrição, o aluno deverá validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em um prazo de 10 dias. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato na inscrição. Depois de validar os dados, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias para formalizar a contratação do financiamento.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
melhores universidades do brasil
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como conseguir desconto em faculdade particular