Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja dicas para economizar no supermercado

A- A+

Em tempos de inflação em alta – cenário atual do Brasil -, é importante tentar conter todo o tipo de gastos. No supermercado, não é diferente. A busca por mercadorias mais baratas nas prateleiras do varejo é uma forma de tentar se proteger dos preços altos.

Apesar do valor de alguns produtos serem assustadores em alguns casos, existem maneiras simples e práticas de se conseguir economizar uma quantia substancial no final do mês, e conseguir preços abaixo da inflação. Confira algumas dicas:

supermercado

Pesquisar e levar lista de compras são dicas importantes. Foto: iStock, by Getty Images

7 dicas para conter gastos no supermercado

Faça lista: a lista de compras é fundamental para se livrar de excessos e do consumismo. Apesar de ser um conselho simples, ele dificilmente é seguido. Para que ele dê certo, é preciso que você se detenha única e exclusivamente ao pedaço de papel com os itens necessários anotados.

Monte um cardápio semanal: aliada com a primeira, essa dica ajuda na redução de gastos. Antes de ir ao supermercado, olhe seus armários e prateleiras e aproveite os alimentos que ainda tem em casa. Feito isso, planeje um menu de refeições da semana, e compre somente os ingredientes que faltam para completar as suas receitas.

Coma antes de sair: sair do trabalho e ir direto ao supermercado, pode significar desperdício. Com fome, todo produto relacionado com a sua necessidade de saciação momentânea irá para o carrinho. O ideal é sempre levar de casa um alimento para comer no trabalho.

Priorize frutas da estação: geralmente mais baratos, frutas, verduras e legumes variam muito de preço de acordo com a época do ano. Por isso, é importante pesquisar e adequar suas receitas a eles. Se a uva está mais cara, troque a fruta da sua sobremesa por outra mais em conta.

Aproveite promoções do dia: a maioria das redes de supermercados tem um dia da semana próprio para oferecer descontos em determinados produtos. O cuidado que você deve ter com essas promoções, é o de verificar se os produtos não estão com a data de vencimento próxima de expirar, ou já expirada.

Cuide a organização das prateleiras: verifique sempre de baixo para cima. Os supermercados têm o costume de colocar as mercadorias mais baratas embaixo e as mais caras em cima – na altura dos olhos. Outra estratégia utilizada, é de posicionar os produtos com a validade próxima ao fim mais a frente, a fim de induzir o consumidor a pegá-las.

Leve panfletos de descontos:  use o seu poder de barganha. Se o produto que estava com desconto no folheto está com um preço superior, contate um funcionário ou gerente. Outro artifício que você pode usar, é o de levar ofertas de estabelecimentos concorrentes e ver se eles cobrem a proposta.

Conta pré-paga

Você sabia que a Vivo oferece uma conta pré-paga que funciona via celular? O Vivo Zuum funciona como uma conta corrente com a qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
metas de curto médio e longo prazo
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv