Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como economizar energia? Veja dicas para reduzir consumo

A- A+

A energia elétrica está 38,12% mais cara em 2015 do que esteve no ano passado. A conclusão foi baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, do IBGE. Pensar em como economizar energia é, portanto, uma necessidade na vida dos brasileiros. Investir em tecnologia ou diminuir a intensidade do uso podem ser os caminhos mais vantajosos para a economia.

Como economizar energia: a origem do aumento

Antes de pensar nos caminhos e em como economizar energia elétrica, você precisa saber qual é a origem dos custos que você tem com ela. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), lançou em 2015 bandeiras tarifárias que ajudam no controle do consumo e dos gastos. Elas mostram se houve alteração no valor da conta em função das condições de geração de eletricidade.

como-economizar-energia

Aumento na conta obriga brasileiro a pensar em como economizar energia. Foto: iStock, by Getty Images

O Brasil passa por um período de dificuldades econômicas e climáticas. Regiões que usam energia elétrica gerada em usinas hidrelétricas que estão com baixo volume de água, por exemplo, podem ter a conta de energia mais cara no final do mês. As bandeiras têm as cores verde, amarelo e vermelho e ajudam a descobrir a origem do aumento.

Se as alterações na sua conta de energia acontecem em função desse reajuste na tarifa de energia, é preciso pensar em encontrar novas fontes de geração de eletricidade. Placas fotovoltaicas, também conhecidas como painéis solares, são opções para o aquecimento de água, por exemplo. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o chuveiro é o item que mais consome energia na casa.

Um painel solar que consegue gerar 255W de energia, pode ser encontrado por R$ 1 mil, em média. Esse tipo de placa é suficiente para economizar energia gasta para o funcionamento de eletrodomésticos simples – liquidificador e batedeira – e no aquecimento da água.

O vento também pode ser uma maneira de economizar energia. Segundo a Aneel, o Brasil conta com cerca de 170 parques eólicos, mas essa energia é cobrada. Você pode ter um gerador eólico em casa para poupar os gastos.

Calculando a média de consumo de quilowatts mensais da sua casa, você consegue estabelecer qual a capacidade de geração de energia que o aerogerador precisa ter. Um aerogerador com turbina eólica de 3.200 Watts é capaz de abastecer uma casa com consumo mensal de 900 quilowatts/hora. É possível encontrar um equipamento desse tipo por uma média de R$ 8 mil.

Existem ainda algumas instituições que treinam e auxiliam na criação dos próprios geradores de energia limpa. A Sociedade do Sol, por exemplo, ministra cursos de capacitação para que você crie sua placa fotovolaica e possa economizar energia. A instituição sem fins lucrativos é pioneira no mercado de energia renovável e limpa.

Economizar energia com redução

Outra maneira de economizar energia elétrica é reduzindo o consumo mensal com aqueles aparelhos que não podem ser alimentados através de painel solar ou aerogerador caseiro. Evitar deixar a porta da geladeira aberta, lavar a maior quantidade de roupas possível em cada ciclo da lavadora e não deixar televisores ou conversores de TV a cabo no modo stand by são algumas dicas da Aneel.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria