Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como é calculado o excesso de bagagem em viagens aéreas

A- A+

Você está prestes a realizar a viagem dos sonhos. Para não faltar nada, decide caprichar no tamanho da mala, mas no aeroporto é surpreendido pelas taxas e já sai do país gastando mais do que previa. Para evitar esse tipo de situação, melhor saber como é calculado o excesso de bagagem.

Ter uma ideia desse valores também ajuda o turista a ter mais objetividade nas compras em seu destino, evitando problemas no retorno, que é quando todos aqueles souvenirs irresistíveis podem resultar em um prejuízo no bolso.

Ele sabe como é calculado o excesso de bagagem

É preciso estar atento aos limites de peso e aos valores de cada companhia. Foto: iStock, Getty Images

Como é calculado o excesso de bagagem

Se você quer saber como é calculado o excesso de bagagem, a primeira regra é que cada companhia aérea tem uma política de preços. Mas algumas dicas gerais podem ser aplicadas a todas as viagens e ajudar o turista. Confira:

Limites de bagagem

Conhecer os volumes que você pode carregar dentro e fora do país é fundamental. No Brasil, o limite máximo é duas malas, com 23 quilos cada uma. As dimensões máximas desses volumes (no caso, a soma de altura, largura e comprimento) não podem exceder 158 centímetros.

Qualquer excesso é cobrado, sendo que os valores mudam conforme a empresa. Essas regras também são aplicadas em voos para os países da América do Sul.

Voos internacionais

Em viagens mais longas – como para os Estados Unidos ou à Europa – o limite de bagagem aumenta para duas malas de 32 quilos cada.

Mas fique atento à essa dica de economia: se você pretende visitar vários países do Velho Continente, é importante comprar todas as passagens ainda no Brasil. Se deixar para emitir seus bilhetes na Europa, os custos tendem a aumentar bastante.

Nesse caso, você irá se sujeitar às regras de voos internos – onde o limite de bagagem é muito menor. Além disso, a quantidade de companhias aéreas é enorme e cada uma tem suas diretrizes e valores. Algumas limitam a bagagem despachada a 15 quilos, outras cobram por qualquer volume despachado e há até mesmo as que aceitam somente bagagem de mão.

Bagagem especial

Qualquer tipo de volume que não possa ser embarcado em uma mala e que necessite acomodação especial – como equipamentos esportivos ou material frágil – sofrem uma taxação exclusiva. No Brasil, o valor é de R$ 100 e deve ser pago no momento do check-in.

Sua mala completa sem excessos

Pode parecer difícil, mas é absolutamente possível levar tudo o que precisa sem pagar excesso de bagagem. O segredo está na organização da mala. Naturalmente, é preciso ter objetividade.

Está em dúvida entre a blusa vermelha, verde ou amarela? Esqueça isso. Invista em cores neutras, como marrom, cinza, branco e preto, que permitem uma maior variação de combinações.

Para não deixar o visual monótono, aposte em acessórios, como brincos, colares ou cachecóis, caso esteja indo para uma região onde faz frio.

Com os sapatos, a regra é a mesma: eles devem ser, preferencialmente, pretos e confortáveis. Salto alto ou sapatos muito rígidos não combinam com turismo (lembre-se que enfrentará muitas caminhadas). E, claro, leve poucos pares.

Caso pretenda ficar um tempo maior, utilizar os serviços de lavanderia para poder reutilizar as roupas tende a ser mais viável do que levar muitas peças. Assim sobra espaço para trazer algumas comprinhas.

Quer mais praticidade? Uma balança portátil para malas, como o modelo disponível no Vivo Compras, ocupa pouco espaço e pode ser útil para evitar transtornos.

Já em viagens curtas, você pode utilizar os guarda-volumes disponíveis nos aeroportos. Além de poupar com excesso de bagagem, evitará carregar um peso desnecessário.

Você vai se interessar por:

Seu cartão para os gastos na viagem

Se você quer um cartão para pagar por seus gastos durante a viagem é só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências. Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza.

Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou de saber como é calculado o excesso de bagagem? Compartilhe as dicas!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito