Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como driblar a inflação: 2 dicas aumentar o poder de compra

A- A+

Quem controla as finanças com rigor já deve ter percebido. Você compra os mesmos produtos todos os meses, mas acaba gastando cada vez mais. O salário não acompanha esse crescimento, então o dinheiro perde valor. Já passou por isso? Entenda, neste artigo, como driblar a inflação e aumentar o seu poder de consumo.

como driblar a inflação

Inflação diminui o poder de compra do brasileiro. Foto: iStock, Getty Images

Inflação bate recordes em 2016

Em fevereiro deste ano, a inflação acumulada em 12 meses atingiu 10,84%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Foi o maior índice registrado em quase 13 anos: em novembro de 2003, a taxa chegou a 12,69%.

Para descobrir como driblar a inflação, é necessário, em primeiro lugar, entender como funciona o aumento generalizado de preços. Imagine um cenário em que o número de pessoas que deseja consumir cresce, mas a oferta de produtos/serviços diminui. Pela lógica de mercado, os produtos ficarão mais caros. É exatamente isso que acontece na inflação.

Além do desequilíbrio entre oferta e demanda, que pode ser parcialmente conduzido pelo Banco Central com a taxa básica de juros, por exemplo, as principais causas da inflação são a emissão excessiva da moeda e a desvalorização do real em relação às moedas estrangeiras. A lógica é simples: com mais reais no mercado, é preciso pagar mais caro para comprar os mesmos produtos.

Você percebe a inflação em diversos momentos do seu dia. Quando vai ao supermercado, à padaria e ao shopping, é submetido a preços que tendem a variar regularmente. Mas o que fazer para driblar o aumento generalizado de preços?

Como driblar a inflação na prática

Selecionamos algumas dicas simples para você driblar a inflação. Confira:

1. Invista

O investimento é a melhor forma de proteger o seu dinheiro da inflação, porque, quando os recursos têm um destino lucrativo, os rendimentos superam a taxa da inflação: o montante se valoriza e o poder de consumo aumenta – ou pelo menos se mantém no mesmo nível.

Mas é preciso ficar atento e pesquisar todas as opções antes de investir. Atualmente, aplicações como a poupança não geram uma rentabilidade superior à inflação. No ano passado, a poupança rendeu 8,07%, enquanto a inflação atingiu 10,67%. Ou seja: mesmo investindo, o dinheiro perdeu valor.

Para quem está interessado especificamente em driblar a inflação, a dica é recorrer ao Tesouro IPCA, pois o título é composto por duas taxas: a taxa de juros prefixada e a variação da inflação (IPCA). Assim, seja qual for a inflação, a rentabilidade total do título sempre será superior a ela.

Mas não deixe de avaliar as outras opções de investimentos para encontrar a melhor alternativa. A dica, aqui, é conversar com o gerente do seu banco, com um educador financeiro ou com um consultor de alguma corretora de ações.

2. Pesquise

A outra maneira de driblar a inflação é reorganizar suas compras, deixando de fora os produtos mais afetados pelo aumento de preços. Para isso, você precisa ficar atento ao noticiário e aos índices divulgados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.

Além disso, vale a pena pesquisar os preços antes de efetuar as compras. É trabalhoso, mas pode valer a pena fazer o rancho em dois supermercados, por exemplo, escolhendo os produtos mais baratos de cada um. Comprar itens em grande quantidade em atacados, como papel higiênico e produtos de limpeza, também pode ser uma boa ideia.

Para pesquisar preços, um dos melhores recursos à disposição dos consumidores é a internet. Sites como o Vivo Compras e o Google Shopping permitem comparar os mesmos produtos em diferentes sites e estabelecimentos, para descobrir qual pratica o menor preço.

Você vai se interessar por:

Melhores promoções com descontos

Quer fazer as suas compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

E aí, aprendeu como driblar a inflação no dia a dia? Compartilhe sua experiência nos comentários.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
seudinheiro-Compras-de-supermercado
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet