Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como descobrir qual a cobertura de um seguro residencial?

A- A+

Os seguros residenciais não são todos iguais. Esse tipo de seguro costuma ser o mais variável e personalizável. Por isso, é bom entender os detalhes da cobertura oferecida pela seguradora para proteger os seus bens e o seu patrimônio.

Cobertura básica do seguro residencial

Segundo a Superintendência dos Seguros Privados (Susep), órgão responsável pelo controle do mercado de seguros no país, “a cobertura principal cobre danos causados por incêndios, queda de raios e explosão causada por gás empregado no uso doméstico (quando não gerado nos locais segurados) e suas conseqüências, tais como desmoronamento, impossibilidade de proteção ou remoção de salvados, despesas com combate ao fogo, salvamento e desentulho do local”.  Esses são os itens básicos compreendidos na maioria dos contratos de seguros para residência, mas a cobertura pode ir além disso.

Foto: Shutterstock

Vários serviços podem estar inclusos no seguro e você nem sabe. Foto: Shutterstock

Desastres naturais, como terremotos, queimadas em zonas rurais ou de risco, vendavais, erupções vulcânicas, ou ainda impacto de veículos de terceiros, queda de aeronaves, danos elétricos e outros podem ser incluídos na apólice de seguro conforme a oferta da seguradora e a necessidade do segurado. Ainda existe a possibilidade de cláusulas que garantam um valor em dinheiro para que o segurado possa pagar aluguel em caso de necessidade de abandono temporário do imóvel.

Cobertura pode incluir assistências

Algumas seguradoras ainda oferecem serviços de assistência 24 horas, similar aos oferecidos em seguros para automóveis. Nessa cláusula, podem estar inclusos serviços hidráulicos, elétricos, chaveiro, manutenção e substituição de telhas e consertos de eletrodomésticos. Em geral, a contratação deste tipo de serviço é opcional e eles só podem ser acionados um número determinado de vezes durante a duração do contrato.

Bens de valor, como obras de arte, bicicletas, joias, documentos e cartões não estão inclusos no seguro residencial. Esse tipo de objeto pode ser segurado, muitas vezes pela mesma seguradora, porém não faz parte da apólice residencial.

Todos os itens cobertos no seguro residencial que você contratou estão descritos no contrato ou apólice de seguro. Para ter as informações completas sobre o que faz parte deste documento, é preciso consultá-lo e, se for necessário, pedir uma revisão junto à seguradora. O segurado deve procurar a empresa que presta o serviço de seguro residencial e pedir uma cópia do documento para a avaliação e verificação da cobertura do seguro residencial atual.

Segurança para seus bens

Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, proteção contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro cobre ainda prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas deste artigo sobre cobertura de seguro? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
investir em imóvel na planta vale a pena
almofadas para sofá
como abrir uma empreiteira
crédito para financiar casa própria
casa para família numerosa