Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como descobrir bolsas remanescentes no ProUni 2015?

A- A+

Fez a prova do Enem nos últimos cinco anos e que mudar de curso na sua faculdade? Saiba como aproveitar as bolsas remanescentes do ProUni 2015 para fazer essa troca.

O que é o ProUni?

Criada pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o Programa Universidade para Todos (ProUni) é um projeto do Ministério da Educação. Ele concede bolsas de estudos em faculdades privadas de ensino superior.

As bolsas oferecidas podem ser integrais ou parciais de 50%. Para ter acesso a elas, os estudantes brasileiros que não possuem diploma de curso superior precisam ter estudo todo o ensino médio em escola pública, ou parte em escola pública e parte em escola privada, ou ainda cursado a o segundo grau completo em escola privada. Essas duas últimas opções, desde que na condição de bolsista integral da própria escola particular.

prouni-2015

Entrar na faculdade é mais fácil com oportunidades como ProUni. Foto: iStock, by Getty Images

Os alunos com deficiência também podem ter acesso à bolsa. Além disso, para concorrer à modalidade integral, o aluno deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as parciais, sua renda deve ser de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Como ele funciona?

O ProUni 2015 é composto por duas fases: processo regular e processo de ocupação das bolsas remanescentes. Na primeira, você pode se inscrever, desde que tenha participado da edição do Enem do ano imediatamente anterior, obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas e não ter zerado a redação.

Na segunda, você precisa ter participado de uma edição do Enem a partir de 2010 ter obtido em uma mesma edição do exame notas que seguem o mesmos parâmetro do processo regular.

Em ambos os processos, as inscrições são gratuitas e efetuadas exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni.

Bolsas remanescentes no ProUni 2015

As bolsas remanescentes são todas aquelas que não foram ocupadas no decorrer do processo regular do ProUni. É preciso, então, ficar atento as datas do período de inscrição para as bolsas. Até o dia 31 de novembro, você pode se cadastrar na instituição desejada, caso já esteja matriculado nela.

Antes de iniciar a sua inscrição, cadastre-se na aba de sistema de bolsas remanescentes no site. No cadastro, informe o seu CPF e a sua data de nascimento. Com esses dados, o sistema verifica automaticamente se você encaixa-se nos requisitos já informados para essa modalidade de bolsa.

Caso esteja tudo certo no seu registro de participação no Enem, o sistema pedirá para você cadastrar uma senha e informar um e-mail válido, para o qual vai ser enviado o link de ativação do cadastro.

Após a ativação, você deve acessar o sistema de inscrição informando o seu CPF e senha cadastrada.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
como economizar na limpeza
como conseguir desconto em faculdade particular
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Aulas particulares de matemática
Aulas particulares de inglês