Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como definir uma senha segura? Veja dicas

A- A+

Seja do cartão de crédito, da conta no banco ou do Wi-Fi de casa, a senha é uma medida de segurança importante para garantir a segurança dos seus dados e das suas finanças. Porém, ao criar senhas fracas ou óbvias, há um risco grande de ela ser hackeada. Segundo pesquisa da consultoria Deloitte, 90% das senhas digitais estão vulneráveis a ataque. Veja a seguir dicas para criar um código seguro.

Senha: o que não fazer

Sequência – evite colocar combinações sequenciais nas suas senhas. Nada de ‘123456’ e ‘abcdef’. Por mais que elas sejam de fácil memorização, podem ser decodificadas rapidamente, não representando segurança. Por esse motivo muitos sistemas já não aceitam esse tipo de senha.

Familiaridade – data de aniversário, seja do marido ou do cachorro, número de placa de carro, número de telefones ou nomes de pessoas próximas não devem ser usadas como senhas de seus acessos. Lembre-se de que nem só pessoas próximas têm acesso a essas informações. Alguém com seus documentos já saberia sua data de aniversário, por exemplo.

senha

Criar uma senha segura evita problemas como um hacker invadir sua conta. Foto: iStock, by Getty Images

Mudança – ao mudar as suas senhas de maneira periódica, seja para fins de segurança ou de obrigatoriedade, não reutilize senhas anteriores ou coloque uma combinação muito parecida com o anterior.

Sigilo – evite compartilhar suas senhas. Elas são pessoais e garantem sua segurança.

Computadores públicos – quando estiver acessando sua conta de banco online ou suas redes sociais, por exemplo, em computadores públicos, não use a opção “lembrar senha, ou ela ficará salva no navegador.  Além disso, sempre clique em “sair” ou “logoff”. Desse modo, seus dados não ficaram armazenados e visíveis para o próximo usuário.

info senha

Senhas: o que fazer

Misture – para criar uma senha forte uma boa dica é misturar os caracteres, letras, números, símbolos, tudo isso intercalado. Uma forma de você fazer isso e ainda lembrar do que colocou é usar uma palavra base. Por exemplo, em vez de usar a palavra árvore, utilize 4rv0!3.

Tamanho – caracteres maiúsculos e minúsculos são diferenciados nas senhas. Por isso, aproveite. Além dos símbolos e números diferenciem as letras em minúsculas e maiúsculas. Só não vá colocar em sequência.

Quantidade – quanto mais caracteres nas suas senhas, mais difícil para alguém desvendar sua combinação. Por isso, sempre utilize um número de caracteres maior do que o mínimo solicitado.

Memorização – o mais seguro é ter uma senha para cada função e a melhor maneira de se lembrar de todas elas é com um método de criação e memorização. Divida esses critérios por plataforma, como as mesmas letras de fim e começo de determinado site para senhas de internet.

Como se proteger?

Banco – para se proteger daqueles que tentam descobrir senhas de estranhos no banco, mantenha o corpo perto da máquina ao teclar os dígitos. Não passe esse tipo de informação por telefone para supostos funcionários de sua agência.

Online – prefira senhas nas quais você utilize as duas mãos para digitar. Assim, pessoas próximas que estiverem tentando descobrir seu código terão mais dificuldade para descobrir.

Conta corrente sem complicação

Você já pensou em ter uma conta corrente no seu celular, que facilita os pagamentos, as compras e os saques em todas as situações? Tudo isso sem necessidade de comprovar renda. Com o Vivo Zuum no celular, você pode:

– Transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Vivo Zuum, de qualquer lugar.

– Recarregar os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo.

– Pagar contas de água, luz, gás e boletos bancários.

E solicitando o cartão Vivo Zuum, você também pode:

– Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard.

– Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para definir sua senha? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
como abrir uma academia de ginástica