Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como definir mais de uma moeda na planilha do Excel

A- A+

Organização é fundamental para ter as contas em dia. Apesar de haver inúmeros softwares e aplicativos para dispositivos móveis que ajudam a controlar as despesas e receitas, poucas soluções são tão eficientes quanto a boa e velha planilha do Excel, que permite personalizações infinitas, de acordo com o que você precisa controlar.

Para quem controla muitos índices e valores que entram e saem, é necessário cuidado para que cada número inserido na planilha seja identificável, ou seja, para que você saiba do que se trata quando abrir o arquivo. Se você guarda valores em moeda estrangeira, esse cuidado precisa ser redobrado.

Caso tenha dólares em dinheiro vivo que sobraram de uma viagem, por exemplo, em vez de converter em reais para registrar na planilha do Excel, o ideal é deixar o número em dólares e apenas fazer a conversão quando as notas forem de fato trocadas – afinal, a cotação da moeda muda diariamente.

Planilha do Excel

Planilhas no Excel permitem uma série de personalizações para controlar as finanças. Foto: iStock, Getty Images

Como mudar a moeda na planilha do Excel

O Excel conta com uma função que permite registrar valores em moedas diferentes. É extremamente simples. Veja como fazer em quatro passos:

  1. Primeiro, crie uma coluna para facilitar. Se você tem valores em reais, dólares e euros, por exemplo, pode criar três colunas diferentes, uma para cada moeda.
  2. Então, selecione a coluna e vá no ícone com um desenho de moeda, que no Office 2010 fica no campo Número.
  3. Ao lado do ícone, há uma seta que aponta para baixo. Clicando nela são abertas algumas opções básicas de moedas, então, é só selecionar a correspondente.
  4. Se a moeda que você deseja não aparece ali, clique em Mais formatos de contabilidade e abra uma lista com outras opções.

O que acontece é que a maioria não é listada pelo seu nome, mas sim pelo idioma e símbolo ou sigla. Algumas têm apenas o cifrão ($), símbolo do dólar, e o respectivo país. Para conseguir identificar esses casos na planilha, lembre-se de nomear a coluna, para ter a referência de qual moeda aquele valor representa.

Defina a moeda no Google Docs

Se você não usa o Office, mas sim as planilhas do Google Docs, também é muito simples. Basta selecionar a célula ou coluna correspondente e ir em Formatar > Número > Moeda.

Assim, o valor ficará em reais, mas se você quiser selecionar uma moeda estrangeira, vá em Formatar > Número > Mais moedas, e confira uma lista com moedas do mundo inteiro e seus respectivos símbolos ou siglas.

A vantagem é que o Google Docs apresenta o nome da moeda, e não o idioma.

Você vai se interessar por:

Planilhas para organização financeira

Não adianta nada você ser um expert na hora de personalizar e adaptar a sua planilha do Excel se ela não for atualizada com disciplina. O ideal é manter registrada nela cada despesa do dia, cada receita, quanto dinheiro há na sua conta corrente, na poupança e em outros investimentos, e também o status das suas dívidas.

Uma planilha do Excel bem estruturada (com filtros e fórmulas) e atualizada poderá fornecer facilmente informações sobre qual tem sido o destino principal do seu dinheiro.

Assim, diagnosticar quais hábitos financeiros você precisa mudar fica muito mais fácil. O Vivo Seu Dinheiro oferece diversos modelos de planilhas que podem ajudar nessa tarefa.

 

Gosta de dicas financeiras? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Dicas para quem pensa em vender bens para pagar dívidas
seudinheiro-Compras-de-supermercado
sair da casa dos pais
sonho de consumo
app para gastos pessoais
juros cobrados no cartão de crédito