Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como dar conta das despesas domésticas sem se endividar

A- A+

Você pode ser uma pessoa organizada financeiramente, mas ainda assim enfrentar períodos de dificuldade para honrar com as despesas domésticas. Nessas situações, muitos recorrem à alternativas de crédito fácil, como cartões e cheque especial. Mas serão essas as melhores opções para pagar suas contas básicas em dia?

De acordo com o educador financeiro Rodrigo Marroni, essas duas modalidades de crediário não são indicadas nesses casos em razão das taxas de juros cobradas.

Segundo dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), os juros do cartão de crédito e do cheque especial alcançaram, em setembro deste ano, os valores de 13,59% e 10,24%, respectivamente.

“Qualquer mínimo descuido pode fazer com que essa estratégia de usar o cartão ou o cheque especial para pagar as suas despesas domésticas venha a sair muito caro”, explica Marroni.

Cartão paga por despesas domésticas

Cartão pode evitar corte no fornecimento de serviços e manter seu nome limpo. Foto: iStock, Getty Images

Alternativas para quitar suas despesas domésticas

Se o cartão e o cheque especial não se candidatam à melhor opção para lidar com as despesas domésticas, o que pode ser feito caso você tenha extrapolado o orçamento? Para Marroni, a dica é verificar se alguma conta pode ser paga com um prazo maior sem aumentar muito o seu valor final.

Assim, você pode usar o dinheiro que sobrar para pagar as contas que possuem juros mais altos. “Negociar um prazo maior com conta de luz, água ou mesmo telefone pode ser uma saída, já que as taxas dessas faturas são normalmente mais baixas”, sugere o especialista.

Mas esse tipo de medida deve ser adotada de forma emergencial e nunca virar uma rotina, alerta ele. Se você começar a destinar um valor extra do seu salário para esses pagamentos, pode ser difícil de reverter esse processo.

“O mais correto é planejar o mês antecipadamente. Somente assim se consegue evitar situações de apuros e ainda saber o que fazer com o dinheiro que irá sobrar”, aconselha Marroni.

Quando usar o cartão

Como toda a regra tem exceção, o cartão de crédito pode ser útil no pagamento de algumas despesas domésticas, especialmente se o seu objetivo é evitar o corte no fornecimento de serviços e manter seu nome limpo.

Após alguns dias do vencimento, é comum os credores oferecerem bons descontos para a quitação da dívida, inclusive no cartão. Além disso, atualmente, grande parte dos bancos disponibiliza o serviço de pagamento no cartão como uma comodidade ao cliente, reunindo todas as despesas na mesma fatura e oferecendo até 40 dias para pagar.

Nesses casos, cabe calcular a sua necessidade e saber se o preço desse conforto, de fato, compensa.

Você vai se interessar por:

Confira motivos para ajudar nas despesas domésticas

Confira dicas para organizar finanças domésticas entre marido e mulher

Economia doméstica já tema de estudo nos bancos universitários

Controle suas despesas domésticas

Quer uma alternativa para não gastar mais dinheiro do que você deveria, controlar suas despesas domésticas e economizar? Conheça o Vivo Zuum, um serviço que funciona como uma conta corrente pré-paga no celular. Com ele você pode transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Zuum, de qualquer lugar. Não precisa ter conta em banco e nem comprovar renda.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Você tem uma boa dica para ficar em dia com as despesas domésticas? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria