Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como dar aulas particulares de inglês e ganhar um dinheiro extra

A- A+

O Brasil passa por um período delicado na economia e na política. A palavra crise está integrada às rodas de conversa. Como as previsões não são animadoras e o desemprego cresce, nada melhor do que você ter uma fonte de renda extra. Que tal dar aulas particulares de inglês?

Aulas particulares de inglês

Ensinar o idioma a adultos é só um dos campos de atuação em busca dessa renda. Foto: iStock, Getty Images

Quem pode dar aulas particulares de inglês

Quem tem formação acadêmica em Letras com licenciatura em Língua Inglesa está oficialmente habilitado a dar aulas particulares de inglês. Se você morou no exterior, está aí um ponto positivo e que pode ser o seu bilhete de entrada neste mercado.

Em algumas escolas, há a exigência da formação em Pedagogia – especialmente para quem quer trabalhar com crianças.

Nesses locais, as instituições solicitam as chamadas certificações internacionais em língua inglesa, como TOEIC e TOEFL, entre outras. Para adquiri-las, você deve prestar uma prova específica com essa finalidade.

Para poder dar aulas particulares de inglês em domicílio, você precisa, obviamente, ter domínio do idioma. Quem morou anos no exterior e conhece a língua, pode se tornar professor de conversação, por exemplo. Vai depender muito do nível de conhecimento do aluno e do que ele procura.

Você também pode montar grupos no condomínio para crianças e dar aulas particulares de inglês. Os pequenos de três a cinco anos aprendem brincando, pintando, cantando, dançando. Você vai familiarizar as palavras em inglês para eles.

Ofereça aulas de inglês para idosos ou adultos que jamais tiveram coragem ou oportunidade de aprender o idioma. Em grupos ou individualmente, você pode garantir uma renda extra e ainda ajudar tantas outras pessoas.

Quanto cobrar pelas aulas particulares de inglês

Esta é uma questão muito peculiar. Como não existe nenhuma exigência do governo brasileiro para dar aulas particulares de inglês em casa, o valor que você vai cobrar é uma decisão totalmente sua. Quanto vale uma hora do seu tempo? Quanto você vai gastar em deslocamento?

Utilize as redes sociais para divulgar o seu trabalho e captar alunos. Twitter, Facebook, WhatsApp, LinkedIn e tantas outras servem para você postar dicas de inglês.

O preço vai acabar sendo estipulado mediante os seus gastos e as condições financeiras do aluno. É importante, no entanto, que você leve essa fonte de renda extra a sério e estabeleça contratos de trabalho com os seus clientes.

Deixe combinado que, por exemplo, se o aluno desmarcar a aula no mesmo dia em que ela seria dada, ele terá que pagar pelo seu serviço. Afinal, você reservou aquele horário para aquela pessoa e se preparou com o conteúdo para aquele fim. Determine suas cláusulas e esclareça-as com os estudantes.

Acerte a forma e a data do pagamento das aulas particulares de inglês. E quando você precisar faltar, não cobre do aluno. Essas são sugestões para servir como base para que você crie o seu método de trabalho.

Importante salientar ainda que quem pretende prestar concurso para vaga de professor de inglês necessita, obrigatoriamente, do certificado de formação acadêmica em Letras. Se essa for a intenção, boa sorte na jornada!

Você vai se interessar por:

 

Gostou das dicas para dar aulas particulares de inglês? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria