Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como controlar as finanças se você tem filhos adolescentes

A- A+

Roupas, alimentação, escola e lazer. Os gastos com os filhos pesam, não importa a faixa etária da criança. Mas eles exigem muito do seu bolso durante a adolescência, momento em que também é preciso usar a educação financeira para ensinar aos jovens como controlar as finanças junto com a família e manter o equilíbrio das contas da casa.

Como controlar as finanças com a família

A primeira coisa a fazer, se você quer saber como controlar as finanças, é sair da zona de conforto. É o que orienta Alfredo Meneghetti Neto, professor da faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS. “Se você não fizer isso, logo haverá um rombo em seu orçamento”, alerta.

Quando é chegada a hora de explicar ao adolescente como controlar as finanças, é essencial usar o diálogo, mostrando que os pais possuem uma renda que não pode ser excedida. “O adolescente não tem noção do dinheiro, usa mal e gasta em excesso, mas é porque não teve orientação”, diz o professor.

seudinheiro-como-controlar-as-financas

Aproveite os gastos com os filhos para ensiná-los sobre educação financeira. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com o especialista, o adolescente costuma ser muito otimista em relação a dinheiro, por isso, cabe aos pais mostrar como tudo funciona: o valor das coisas, quanto tempo leva para o dinheiro entrar, o que cada um ganha e o que acontece se as contas forem maiores do que a família pode arcar.

Meneghetti lembra que o adolescente pode ter sonhos, mas ele deve compartilhar com os pais. “Ele é quem deve tomar a iniciativa de dizer o que quer. Depois, os pais vão tentar viabilizar o orçamento e todos vão se unir para poupar e tentar chegar a esse objetivo”, explica.

5 dicas para controlar as finanças

Se você tem filhos adolescentes e quer saber como controlar as finanças, seguem algumas dicas:

1. Diagnostique

Faça um levantamento dos seus ganhos e gastos e exponha para a família. Mostre tudo que entra e tudo o que sai. Demonstre que as despesas não podem passar do que o casal ganha para que todos aprendam como controlar as finanças.

2. Planeje

Aquilo que for desejado deve ser dito aos familiares para que seja possível iniciar o processo. Não adianta chegar com a ideia de repente, sem planejar.

3. Conheça seu orçamento

Descobrir quanto custa o dia a dia deve ser uma rotina, assim como identificar as receitas e despesas. Nada de incluir novos gastos se eles não cabem no seu orçamento.

4. Poupe

Mantenha uma poupança para ajudar tanto nas dificuldades como para alcançar um objetivo, um sonho. Ensine isso ao seu filho para que os seus desejos também se materializem.

5. Promova o esforço conjunto

Mostre que, se todos trabalharem juntos pelas finanças da família, a harmonia será maior e os resultados vão aparecer. A poupança criada pode e deve ser usada por todos os membros. Assim, eles aprendem a economizar e a planejar o futuro.

Você vai se interessar por:

Finanças femininas: como você controla o seu dinheiro?

Confira dicas para organizar finanças domésticas entre marido e mulher

Planilha de gasto é essencial para o planejamento financeiro

Crédito antecipado de voz

Quer mais uma dica financeira? Se você tem plano pré-pago ou controle e ficou sem crédito, é possível utilizar um serviço prático e rápido para fazer ligações ou mandar SMS: o Crédito Antecipado Voz, da Vivo. Com uma mensagem SMS para o número 730 com a palavra ‘crédito’, ou com uma ligação para o portal de voz pelo número *8013, a operadora antecipa uma recarga de R$ 3. O crédito do celular pode ser utilizado no prazo de dez dias e será descontado, automaticamente, da sua próxima recarga.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou das dicas de como controlar as finanças? Deixe seu comentário.

quanto custa um seguro de vida
melhor lugar para trabalhar
empresa familiar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática