Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como consultar a tabela Fipe caminhões? Descubra

A- A+

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de caminhões no Brasil, em 2014, era de mais de 2,5 milhões, o que representa quase 3% da totalidade dos veículos no país. Para você que deseja comprar o seu, a melhor maneira é consultar a tabela Fipe caminhões. Conheça a tabela e saiba como usá-la.

O que é a tabela Fipe?

A tabela, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas expressa os preços médios de veículos no mercado brasileiro. Ela serve como balizadora para negociações ou avaliações. Ou seja, os valores por ela informados não são obrigados a serem seguidos. Os preços efetivamente praticados variam conforme a região, a conservação, a cor,  o ano, os acessórios ou qualquer outro fator que possa influenciar as condições de oferta e procura por um veículo específico.

tabela-fipe-caminhoes

Pesquisa em site traça com gráfico da valorização do seu caminhão no último ano. Foto: iStock, by Getty Images

Como funciona a tablea Fipe?

Existem três categorias de veículos que podem ser consultadas: carros e utilitários pequenos, motos e caminhões e micro-ônibus. Nas três, você tem a possibilidade de procurar pelo modelo ideal, por meio da pesquisa comum e da pesquisa por código Fipe.

Na comum, você precisa escolher o período de referência. O ideal é selecionar o mês e o ano vigente, para que haja o resultado mais atual possível. Feito isso, passe para a próxima etapa. Informe, primeiramente, a marca do veículo e depois o modelo e o ano de lançamento, na ordem em que desejar.

Feita a pesquisa, irão aparecer: o mês de referência, o código Fipe, marca, modelo, ano modelo, autenticação, data da consulta e o preço médio.

Na consulta por código Fipe, você não precisa informar a marca nem o modelo do veículo, pois cada veículo tem o seu código próprio. O que muda é somente o ano. Por isso, só é necessário ter essas duas informações.

A pesquisa não considera o uso do veículo. Se ele for usado para fins profissionais ou especiais, não há diferenças no seu preço médio final. A consulta à Tabela pode ser feita no site oficial da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Tabela Fipe caminhões em outros sites

Alguns sites especializados em algum veículo específico utilizam a tabela Fipe e acrescentam informações a ela. O icaminhões, por exemplo, possibilita ao cliente incluir a região do país em que ele quer comprar ou vender o seu caminhão. Assim, você fica sabendo o valor médio de caminhões iguais ao seu anunciados na sua região – que pode ser maior ou menor que a média nacional.

Além disso, o site traça com gráfico da valorização do seu caminhão no último ano. Esse histórico de preços funciona conforme a tabela Fipe caminhões.

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito