Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como construir uma casa no prazo e valor que deseja

A- A+

Se você e sua família querem um espaço próprio para viver em harmonia e felicidade, mas não desejam morar em um apartamento, a solução pode ser aprender como construir uma casa. Há uma série de detalhes que exigem o seu conhecimento antes de dar início a esse projeto.

Em primeiro lugar, esteja ciente que muitos fatores vão fazer influenciar nos custos e no tempo dessa obra. Confira as dicas a seguir e saiba calcular quanto será necessário investir nesse sonho, o tempo de obra e quais os serviços e profissionais envolvidos para ajudar a tirar esse desejo do papel.

É preciso ter em mente que muitos fatores vão fazer influenciar nos custos da obra.

Prazo médio de construção de casa de 100 m², em condições ideais, é de 180 dias. Foto: iStock, Getty Images

Como construir uma casa com preço e tempo justos

Anote a primeira e essencial dica: se você não sabe como construir uma casa, deve cercar-se de quem sabe. Mas como ter certeza de que o valor que estão cobrando é o correto?

Em geral, o custo da mão de obra gira em torno de 40% a 50% do total do projeto e o restante corresponde aos materiais. Os números, no entanto, não são absolutos – depende do que vai ser contratado, do tipo de obra e dos materiais empregados.

Uma boa referência para quem quer saber como construir uma casa sem surpresas é utilizar a tabela do CUB – Custo Unitário Básico da Construção Civil, disponível nos sites das unidades estaduais do Sindicato da Indústria e Construção Civil (Sinduscon).

Nessas tabelas, é possível encontrar índices para o metro quadrado por tipo de projeto e a composição desse custo dividida em mão de obra, materiais, despesas administrativas e equipamentos, considerando indicadores de inflação e tendências.

É possível ainda encontrar uma tabela de referência do valor da hora trabalhada dos principais profissionais envolvidos. Se você quer saber como construir uma casa e também quais serão os profissionais envolvidos e o custo com cada um, o CUB pode ajudar também nesta previsão.

Você vai se interessar por:

Vale a pena investir no mercado imobiliário?

Veja dicas para ter uma horta de temperos em espaços pequenos

Construção do imóvel sai mais barato que comprar pronto

De acordo com João Luis Collares Machado, coordenador nacional da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEEC) do Conselho de Engenharia e Agronomia (CREA), o ideal é que a pessoa contrate um engenheiro e sua equipe. “Ele se encarrega de tudo, desde o orçamento, com planejamento e quantificação dos materiais, até a execução”, recomenda.

A tabela do CUB inclui mestre de obras, pedreiro, servente, carpinteiro, ferreiro, pintor, apontador, eletricista, instalador hidráulico e engenheiro. O valor da hora também é influenciado pelo número de subordinados e nível técnico dos envolvidos. O prazo de obra de uma casa de 100 m², em condições ideais, gira em torno de 180 dias.

Segundo Machado, uma forma de estimar o valor total da obra é multiplicar o CUB pela área, mas ele alerta que nem sempre esse cálculo é exato. “Se você aumentar a área em 20%, mesmo assim, já estará com as aberturas, banheiros e outras estruturas definidas, então, nem sempre o custo vai aumentar junto”, explica.

Sua casa com mais segurança

Mesmo que você não saiba como construir uma casa, você deve saber como escolher os profissionais e materiais. Pesquise e contrate aqueles que você tiver boas referências. Depois, é hora de proteger o patrimônio. Há seguros de bens e residenciais que, além da cobertura, oferecem serviços para casa, ajudando a manter o que você construiu.

Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Já sabe como construir uma casa? Deixe seu comentário.

Homem segue memorial descritivo de obra
Casal tem casa com jardim
Mulher realiza permuta de imóveis
Mão de obra entra no cálculo de quanto custa construir
Imóveis sustentáveis estão cada vez ganhando mais espaço no mercado.
É possível encontrar opções de aluguel por temporada pela internet.