Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Precisa comprovar renda? Veja quais documentos podem ser usados

A- A+

Na hora de contratar um empréstimo, alugar um imóvel, buscar financiamento estudantil, abrir conta em banco ou solicitar um cartão de crédito, o cidadão se depara com a necessidade de comprovar renda. O objetivo da exigência é garantir que haja rendimento suficiente para arcar com os custos oriundos da modalidade desejada.

Como comprovar renda

Para comprovar renda, o caminho é geralmente fácil, mas ele pode variar para cada pessoa. De modo geral, contracheques, declarações do Imposto de Renda ou extratos bancários são utilizados como demonstrativos dos rendimentos.

É possível comprovar renda com carteira de trabalho.

A busca por crédito no mercado exige que o cidadão comprove seus rendimentos. Foto: iStock, Getty Images

Muitas vezes, profissionais autônomos enfrentam dificuldade para obter crédito no mercado em virtude de uma dificuldade: não conseguem comprovação de renda.

Apesar de algumas modalidades de crédito serem mais flexíveis, a prática do mercado é ainda exigir que o solicitante comprove que possui renda para quitar a dívida. Como resultado, muita gente acaba tendo dificuldade para obter empréstimo pessoal.

Os documentos exigidos por bancos, escolas ou imobiliárias vão depender da natureza do trabalho do cidadão: se ele é assalariado, profissional liberal, vive de renda (como aluguéis) ou se é aposentado.

Documentos para comprovar renda

Veja abaixo como cada tipo de trabalhador pode fazer para comprovar renda:

Trabalhadores em regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)

Quem trabalha de maneira formal e tem renda fixa pode comprovar renda com a Carteira de Trabalho. Também podem ser utilizadas as cópias dos últimos três contracheques e a declaração do Imposto de Renda atual. Para quem trabalha com salário variável, pode ter que apresentar um prazo maior dos comprovantes de pagamento.

Comprovar renda com carteira de trabalho

Carteira de Trabalho serve como comprovante da renda de trabalhadores formais. Foto: Shutterstock

Trabalhadores autônomos

Autônomos e profissionais liberais precisam apresentar uma cópia do contrato de prestação de serviço, no qual vem especificado o valor do pagamento mensal, além da declaração do Imposto de Renda para comprovar renda.

O Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) e a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) também podem ajudar no processo. O Decore é um dos principais meios de comprovação de renda para taxistas, caminhoneiros, dentistas, advogados e médicos. O documento pode ser obtido com um contador.

Aposentados e pensionistas

Para comprovar renda, aposentados e pensionistas precisam apenas apresentar os últimos três comprovantes de pagamento do benefício, além da declaração do Imposto de Renda.

Rentistas

Quem vive de rendimentos, como aluguéis ou outros investimentos, também tem como comprovar renda. Nesse caso, o Imposto de Renda é obrigatório.

Dependendo da aplicação, podem ser apresentados o Decore ou um extrato de aplicações financeiras. Rendimentos de fundos, por exemplo, podem ser comprovados através de um extrato bancário. Já rendimentos de distribuição de lucros de empresas são comprovados pelo Decore.

Você vai se interessar por:

Empréstimos para negativados assalariados x autônomos: veja as diferenças

Crédito para negativado pessoa física exige cuidados

Renda pessoal: como fazer seu salário render mais

Cuide do seu CPF

Na hora de contratar um empréstimo, a comprovação da renda pode não ser suficiente se houver restrições ao seu CPF. Por isso, é bom estar atento para manter o nome limpo.

Imagine um serviço que te alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, também toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas anti-fraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para comprovar renda? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças