Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como comprar pela internet com cupons sem medo de errar

A- A+

Quem gosta de comprar tem um novo aliado nos cupons de desconto, modalidade promocional cuja popularidade tem crescido no Brasil. Atualmente, são vários os sites especializados em achá-los e compilá-los para o consumidor.

Com o cupom de desconto, você pode comprar nos mais diversos tipos de lojas e economizar com itens de beleza, aparelhos eletrônicos, livrarias, passagens aéreas, em restaurantes e casas de espetáculos e todos os tipos de serviço. Mas como utilizá-lo sem medo de errar?

Sem medo de errar: como usar cupons de desconto

O funcionamento dos cupons de desconto é simples. Você pode pesquisá-los em alguns dos vários sites especializados em cupons e pegar o código. Depois, é só inseri-los no campo específico no site de cupons ou no endereço eletrônico da própria loja e ganhar descontos instantâneos em compras online.

seudinheiro-medo-de-errar

Cupons oferecem descontos instantâneos em lojas online. Foto: iStock, Getty Images

A maioria dos sites que divulgam os descontos exige que o consumidor faça um cadastro para receber os cupons. Em alguns casos, esse cadastro é gratuito, em outros, existem assinaturas mensais para o acesso aos descontos.

Esse é o primeiro cuidado que o consumidor precisa ter ao usar os cupons sem medo de errar. No caso dos sites que cobram pelos cupons, em alguns casos, eles são liberados individualmente; em outros, a assinatura dá direito a uma quantidade determinada de promoções.

Cabe ao consumidor escolher então qual o melhor serviço de acordo com seu perfil. Os pacotes com vários cupons são indicados para os consumidores mais vorazes que compram muito e vão aproveitar a maioria das promoções, fazendo valer o serviço. No caso de consumidores pontuais, cupons resgatados individualmente podem ser mais vantajosos e econômicos.

Dicas para comprar com cupons sem medo de errar

Além da escolha do melhor tipo de serviço, o consumidor precisa ter outros cuidados em relação ao uso dos cupons de desconto. Para fazer boas compras e usar os cupons sem medo de errar, o consumidor deve pesquisar os preços dos produtos em outros sites e lojas antes de usar o desconto.

“O uso dos cupons não significa necessariamente vantagem ao consumidor”, declara Sônia Amaro, supervisora institucional da Proteste, associação de defesa dos direitos dos consumidores. “Pode ser que outra empresa esteja oferecendo o mesmo produto ou serviço por menor valor e o cupom sirva como uma ilusão de que o consumidor vai pagar menor”, alerta.

Você vai se interessar por:
Aplicativos oferecem cupons de desconto por geolocalização
Cupons de desconto viram estratégia de relacionamento com o cliente

Um outro cuidado que o consumidor deve tomar é em relação à data do uso do cupom. Alguns possuem prazos de utilização de meses, e outros, apenas horas. “São prazos determinados para expirar a promoção ou um dia específico em que a compra não possa ser feita”, explica Amaro.

Um dica para não perder as datas das promoções é se cadastrar no sistema de alerta dos sites de cupons. Eles notificam novos descontos nas categorias escolhidas pelo usuário.

Compre com descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para usar cupons de desconto sem medo de errar? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
exemplos de produtos supérfluos