Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como comer bem fora de casa pagando menos

A- A+

O mercado de alimentação fora de casa é um dos principais setores da economia do país. Somente em 2013, o setor de alimentação em bares e restaurantes faturou R$ 116,5 bilhões. Os dados foram os últimos divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação. Mas como comer bem sem gastar muito?

Segundo a última pesquisa de orçamento familiar elaborada pelo IBGE, mais de um quarto das refeições dos brasileiros são feitas fora de casa. Nos grandes centros urbanos, este número aumenta para um terço. O potencial de crescimento do setor é comparável à realidade dos Estados Unidos, onde mais de 60% das refeições são feitas fora das residências.

Ainda de acordo com o IBGE, um dos principais motivos para o aumento é a falta de tempo para preparar as refeições, por inúmeras razões. Seja quem trabalha fora de casa e não tem tempo para retornar para casa, ou para levar os filhos para a escola, ou ainda quem estuda fora e não tem como cozinhar, a principal aposta acaba sendo a refeição fora de casa.

comer-bem

Optar por almoços saudáveis é uma boa alternativa. Foto: iStock, by Getty Images

Em função das inúmeras opções do setor, é possível escolher desde opções mais em conta até restaurantes com pratos a la carte, geralmente mais caros. Mas como saber qual restaurante escolher para comer bem gastando pouco?

Dicas para comer bem fora de casa

A primeira dica é pesquisar. Dê uma volta próximo ao seu local de trabalho ou da sua universidade e veja os preços oferecidos pelos restaurantes nas proximidades. Podem haver boas opções por preços acessíveis em locais que você não sabia nem que existia. Além disso, você ainda economiza no deslocamento.

Outra dica importante é confiar no boca a boca. Ouça a opinião dos colegas que conhecem os locais há mais tempo que você. Certamente eles podem dar dicas de lugares onde é possível comer bem e barato.

Alguns estabelecimentos possuem preços especiais, com valores previamente estipulados, que garantem desconto a quem trabalha em determinada empresa ou estuda em um lugar específico. Se informe com o setor de Recursos Humanos do seu local de trabalho ou com a secretaria da sua escola se existem parcerias.

Comer bem é importante, mas hábitos devem também ser saudáveis

Além da preocupação financeira, visando comer bem e barato, você deve ter em mente que só isso não basta. A preocupação com a sua saúde deve andar de mãos dadas com a preocupação com o seu bolso. Para isso, você pode seguir algumas dicas simples, que vão ajudar você a economizar e a se sentir melhor.

Uma boa dica é optar pelas frutas e saladas, principalmente em buffets a quilo, pois são mais leves – e mais saudáveis – que carnes ou frituras. Se você optar pelo a la carte, tente dividir o prato com alguém. Sai mais barato para todos e evita que você coma além do necessário.

salada

Optar por um prato colorido faz bem para a sua saúde. Foto: iStock, by Getty Images

 

Procure por serviços de descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para comer bem? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como abrir uma pizzaria
como lucrar vendendo cachorro quente
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos