Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como começar um negócio de transporte escolar

A- A+

Se você já possui uma van – ou está pensando em comprar uma – esse pode ser o início de uma nova fase profissional. Você sabe como começar um negócio de transporte escolar? Apostar na ideia abre as portas para uma carreira como empreendedor.

Além do veículo com, no mínimo, dez lugares, um dos pré-requisitos para atuar nessa área é gostar de crianças. Afinal, para os pais, a van é mais que uma mera praticidade: você será responsável por levar e trazer o que eles têm de mais precioso.

É válido saber como começar um negócio de transporte escolar

Quem empreende nesse setor deve zelar pela segurança e conforto dos estudantes. Foto: iStock, Getty Images

Como começar um negócio de transporte escolar

Se você quer saber como começar um negócio de transporte escolar, confira as principais dicas para encarar o desafio e ser bem-sucedido.

Seja virtual

Uma das dicas do Sebrae para reduzir as despesas iniciais é oferecer os serviços por meio da internet e procurar uma empresa que aluga endereços (caixa postal) para prestadores de serviço.

Desse modo, você irá economizar com taxa de bombeiros, alvará, IPTU comercial, aluguel de sala, condomínio, luz e demais gastos. A estimativa da entidade é de um investimento total de cerca de R$ 130 mil.

Seja pontual

Além da estrutura e da legalização do negócio, é importante definir, a partir de onde você mora, uma rota que possa ser efetuada com precisão. Afinal, a pontualidade é fundamental para o sucesso de um negócio de transporte escolar, sobretudo quando se leva estudantes para instituições de ensino diferentes.

Busque parcerias

Um meio mais rápido para divulgar seus serviços é por meio de parcerias com escolas, cursinhos ou até mesmo entidades empresariais. Para isso, confeccionar um panfleto para apresentação do trabalho pode ajudar muito.

Algumas escolas permitem que seus parceiros divulguem pessoalmente o serviço na data de matrícula. Nesse caso, fazer um cadastro de alunos para ligar posteriormente pode ajudar bastante.

Conheça a legislação para o serviço

Agora você tem quase tudo o que precisa para saber como começar um negócio de transporte escolar, uma atividade muito necessária atualmente. Aliás, o segmento não para de crescer. Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), há cerca de 23 mil veículos de transporte fretado em circulação.

Mas é necessário obedecer a uma série de critérios para poder trabalhar nesse setor. A Resolução 168/2004 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) torna obrigatória a obtenção da carteira de habilitação categoria D e o curso de capacitação de 50 horas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para os condutores de veículos acima de oito lugares, não levando em consideração o assento do motorista.

Para o transporte de alunos, também é necessário ter autorização da Divisão de Fiscalização de Veículos Condutores do Detran ou Ciretran, devidamente fixada em local visível, na parte interna do veículo.

Além das inspeções tradicionais, a van também deverá passar por mais duas vistorias especiais por ano para a verificação dos itens de segurança.

Do que você também precisará:

  • Registro do CNPJ na Secretaria de Receita Federal
  • Registros na Junta Comercial
  • Registro na Receita Estadual (para a inscrição estadual)
  • Registro na prefeitura, para obter o alvará de localização
  • Registro na Secretaria Estadual da Fazenda
  • Enquadramento no sindicato patronal em que a empresa se encaixa (sendo obrigatório o recolhimento da contribuição sindical até o dia 31 de janeiro de cada ano)
  • Cadastro na Caixa Econômica Federal (CEF) no sistema Conectividade Social
  • Autorização do Corpo de Bombeiros
  • Verificação, na prefeitura, se a Lei de Zoneamento permite a instalação do negócio.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre como começar um negócio de transporte escolar? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria