Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como começar um negócio de brindes para empresas

A- A+

Pensando na ideia de largar o emprego para empreender? Que tal então aprender como começar um negócio de brindes para empresas? Além de ser uma boa oportunidade para conquistar um faturamento relevante, você também estará contribuindo com a economia do país, gerando novos postos de trabalho.

Conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Promocionais (Appromom), esse segmento é responsável por cerca de 150 mil empregos diretos no país, pois há uma média de, no mínimo, 10 colaboradores em uma empresa de pequeno porte.

Como começar um negócio de brindes

Planejamento do negócio deve definir se a produção será própria ou terceirizada. Foto: iStock, Getty Images

Como começar um negócio de brindes

Antes de partir para a prática, é importante saber que, para começar um negócio de brindes, terá que investir um capital considerável. Uma estimativa do Sebrae aponta que, em um primeiro momento, o empreendimento exige R$ 65,5 mil para adequação do local de trabalho, compra de um automóvel, mobília, máquinas – como injetora de plásticos, solda eletrônica, gravação a laser e cilíndrica, seladoras, entre outras – e capital de giro.

É preciso que o futuro empreendedor se faça alguns questionamentos, conforme orientação do Sebrae, para definir o porte da empresa e o seu modus operandi.

Em primeiro lugar, é essencial definir quais tipos de brindes que irá fazer. No site da Associação Brasileira de Brindes (Abrinde) há uma relação com mais de 500 objetos diferentes, que podem servir de inspiração.

Também é imprescindível decidir se terá produção própria, terceirizada ou se irá trabalhar com as duas opções. Essa decisão levará a um passo importante, que é a definição de quais máquinas você precisará comprar para montar o seu negócio.

Para que a sua empresa tenha sucesso, é importante definir – além dos tipos de brindes – qual é o seu melhor mercado e para quem você irá vender. Há muitos portes e segmentos de empresas, cada uma com um tipo de demanda. Como os brindes exigem maquinário diferente, é preciso manter o foco.

Do que mais você vai precisar

Para aprender como começar um negócio de brindes, é preciso considerar investimentos em pessoal, vendas e ter um planejamento detalhado. Confira dicas:

Pessoal

Você vai precisar de profissionais especializados em diversos setores para poder produzir. Entre os principais, estão o designer gráfico (especializado na criação e na produção das imagens para imprimir), operadores de prensa e corte, se for o caso, e supervisor de produção.

A presença de um orçamentista também é fundamental, para mensurar os valores cobrados, assim como um assistente administrativo para cuidar da papelada e da entrega.

Vendas

A equipe de vendas é um capitulo à parte, dada a sua importância. Além de estarem alinhados às informações do negócio – como capacidade produtiva e perfil de empresas que podem ser atendidas – é preciso que saibam trabalhar com metas para gerar um fluxo de caixa, essencial a qualquer negócio.

Planejamento

Embora seja fundamental para as atividades de qualquer empresa, não é todo dia que uma organização solicita brindes. Portanto, faz parte do planejamento do negócio ter um roteiro de empresas a serem visitadas, com uma certa antecedência às principais datas comemorativas.

As festividades de final de ano também são excelentes momentos de vendas, mas é necessário fazer as propostas algum tempo antes.

Também é interessante fazer uma lista de potenciais clientes e mantê-los atualizados sobre as suas novidades. Isso pode ser feito de modo físico – por meio de impressos – ou virtual. Mas é fundamental que você divulgue sempre que tiver capacidade de fazer algo novo.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre como começar um negócio de brindes? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria