Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como começar um negócio de bem casados

A- A+

As festas de casamento não conhecem a crise. Ok, é verdade que muitos eventos estão reduzindo o tamanho, mas a vontade – e necessidade – de celebrar o patrimônio continua a mesma. Se você gosta de cozinhar, saber como começar um negócio de bem casados pode ser uma boa estratégia para ganhar dinheiro.

Antes de arrasar na receita, é interessante fazer um bom planejamento de negócio. Definir qual é o seu público-alvo e que tipos de material irá utilizar – ou a quantidade de sabores que vai desenvolver – irá ditar o tamanho da produção e a necessidade (ou não) de equipamentos.

É bom saber como começar um negócio de bem casados

Doce macio, combinado com uma bonita embalagem, é uma receita de sucesso. Foto: iStock, Getty Images

Como começar um negócio de bem casados

O bem-casado é um doce tradicional nos casamentos, muitas vezes até utilizado como lembrancinha. Quase totalmente artesanal, é preciso ter mãos de fada para prepará-lo com capricho.

Mais que uma simples combinação de pão-de-ló e doce de leite, ele precisa ficar macio a ponto de derreter na primeira mordida. Por fora, a embalagem (normalmente em papel de seda) e uma fitinha dão o toque final.

Se você ainda não domina o pão-de-ló extra macio, mas quer aprender como começar um negócio de bem casados, precisa encontrar uma doceira de mão cheia.

Também será necessário investir na cozinha, tendo ao menos um forno semi-industrial. Afinal, mesmo em uma festa pequena, você fará uma quantidade razoável do doce. Se tiver mais eventos para a mesma data, possuir o maquinário é a única forma de dar conta da produção.

Inovação pode ajudar

Embora a tradição dos bem casados permaneça presente nas festas de casamento, nem todos querem o sabor tradicional. Hoje em dia, o menu serve a todos os gostos, desde as variações de recheio – como brigadeiro – até os “funcionais”, como os sem glúten, por exemplo.

É fundamental que você faça uma ampla pesquisa de mercado para verificar tudo o que há de novo, e o que agrada mais ao paladar dos clientes, antes de criar o seu menu. Mas isso não impede que você desenvolva novos sabores.

Um bom termômetro são os organizadores de eventos. Uma boa forma de entrar no mercado é procurar esses profissionais já com um kit degustação, incluindo vários sabores. Além de ser uma oportunidade de demonstrar seu trabalho, eles podem fornecer informações sobre o que mais agrada aos clientes.

Por mais que alguns sabores sejam interessantes, em algumas regiões, prevalecem os mais tradicionais. Portanto, conheça o mercado onde vai atuar ou dê adeus à ideia de gerar uma boa renda extra. Afinal, os fornecedores do segmento de festas costumam ter encomendas toda semana.

Cuidados no manuseio dos alimentos

O setor alimentício requer cuidados que vão além da explosão de sabor dos seus produtos. O manuseio dos alimentos, por exemplo, requer bastante precisão. A touca é de uso obrigatório, e deve cobrir todos os fios de cabelo. Já o jaleco deve ser branco e, se houver botões, eles devem ficar protegidos.

Outro detalhe importante é que maquiagem e perfume não combinam com comida. Portanto, seu uso não é aconselhado durante a manipulação dos alimentos. A lavagem das mãos, prática constante na cozinha, deve ser realizada sempre com sabão neutro.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre como começar um negócio de bem casados? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria