Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aprenda como calcular custo de viagem antes de partir para as férias

A- A+

Vai viajar nas férias de meio ano? Calcular custo de viagem é importante para não ser pego desprevenido durante o passeio. Planejar as passagens, a hospedagem e os gastos com alimentação com antecedência podem render uma economia significativa em suas contas.

seudinheiro-calcular-custo-de-viagem

Pesquisar é a melhor forma de encontrar passeios e hospedagem mais baratos. Foto: iStock, Getty Images

Calcular custo de viagem em 4 etapas

O primeiro ponto que você precisa saber para planejar e calcular o custo de uma viagem é avaliar qual é o seu perfil de viajante. “O que é mais importante para você: economia ou conforto? Você é maleável quanto a datas e horários? O que mais te atrai em um lugar: compras, restaurantes, esportes e atrações ao ar livre ou museus?”, indaga a jornalista especializada em turismo e administradora do blog Viagem e Voo, Talita Ribeiro. Segundo ela, é importante se conhecer, para fazer as melhores escolhas.

Veja quatro passos para calcular custo de viagem sem percalços.

1. Passagens e hospedagem

De maneira geral, Talita aconselha o uso um metabuscador, que apresente os menores valores de bilhetes tanto nas companhias aéreas quanto agências de viagem.“Assim, você tem certeza que pagou o melhor preço possível. Além disso, outra dica é comprar com, no máximo, três meses de antecedência, que é quando, normalmente, aparecem as melhores promoções”, explica.

Em relação à hospedagem, ela diz que é importante levar em conta a localização, não só o preço da diária, e os comentários deixados por outros viajantes sobre o local que você pretende ficar.

Você vai se interessar por:
Escolha dos lugares para viajar tem impacto direto no custo das férias
Sem compromisso: saiba como funciona a viagem de solteiros
Companhias aéreas de baixo custo: por que não engrenam no Brasil?

“Vale a pena também buscar formas alternativas de hospedagem, como o Airbnb , onde você aluga um quarto ou até mesmo a casa inteira de uma pessoa que vive no destino que você deseja conhecer, pagando entre 30% e 50% mais barato que em hotéis. Há também o World Packers, onde você troca a sua hospedagem em um hostel por algum tipo de serviço, como fazendo fotos profissionais do local, por exemplo”, aconselha.

2. Alimentação

A dica sobre alimentação, principalmente para quem quer economizar, é visitar os mercados locais e pesquisar sobre feiras ao ar livre. Assim, segundo Talita, você conhece mais sobre a cultura gastronômica local, e pode se surpreender com a qualidade e variedade de pratos vendidos nesses locais.

“Fuja de restaurantes em zonas turísticas, use o Foursquare ou o Google Maps para encontrar boas indicações de restaurantes próximos a você. E, se quiser buscar experiências mais profissionais, visite a página do Guia Michelin para ver as avaliações dos especialistas”, indica.

3. Passeios

Para calcular custo de viagem e economizar em passeios a ideia é pesquisar sobre que há de mais interessante no local, com base nos seus interesses, e não no que os outros consideram imperdível.

“Depois de fazer uma listinha do que deseja visitar, é possível achar boas resenhas sobre as atrações, em sites como o Trip Advisor. Veja se você consegue realizar os passeios por conta própria ou precisa da ajuda de um guia profissional. E, com base nisso, busque ou não uma agência confiável, com avaliações positivas de clientes que já utilizaram seus serviços”, sugere.

4. Compras e presentes

Definir previamente quanto pode gastar e o que deseja comprar, vai ajudar a calcular o custo da viagem, além de fazer com que você não perca tempo no passeio pensando nisso. O ideal é selecionar antes do embarque os melhores lugares para encontrar o que deseja.

“Lembre que você tem um espaço limitado na mala – normalmente, em voos internacionais, você pode despachar dois volumes de até 32 quilos -, mas é preciso sempre confirmar com sua companhia aérea. Além disso, é importante, também, prestar atenção no limite de US$ 500 por pessoa, e o que exceder isso pode ser taxado pela Receita Federal no aeroporto”, finaliza.

Gostou das dicas para calcular custo de viagem? Compartilhe!

como economizar na limpeza
organizar a mala
esconder gastos
free shop
moedas mais caras do mundo
quanto gastar na europa por dia