Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja ferramentas para calcular consumo de combustível

A- A+

O ditado diz que ter um carro é como ter um filho. Os gastos vão muito além do preço do automóvel. Combustível, manutenção, lavagem, estacionamento, impostos e seguros somam-se às despesas rotineiras de quem possui um veículo.

A alta dos preços dos combustíveis é um dos principais vilões do bolso do consumidor, puxando a inflação em 2015. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), o reajuste do preço do álcool e gasolina foi derivado do aumento dos impostos sobre os combustíveis pelo governo.

Se um dos maiores gastos para a manutenção do automóvel é o álcool ou gasolina, há formas de economizar e manter o carro circulando? A resposta é sim. Calcular o consumo de combustível pode ser uma saída para o consumidor manter um maior controle das despesas.

seudinheiro-Calcular-consumo-de-combustivel

Aplicativos para smartphone e tablets ajudam a fazer cálculos de combustível. Foto: iStock, Getty Images

Calcular o consumo de combustível: ferramentas e aplicativos

Atualmente, existem algumas ferramentas que auxiliam o consumidor na tarefa de calcular o consumo de combustível. Uma delas é o Mapeia. O site funciona de forma bem simples. O usuário coloca o endereço de saída e de chegada, a quantidade de litros de combustível consumida pelo veículo por quilômetro e o preço do álcool e gasolina.

Em seguida, a ferramenta informa o quanto você irá rodar em quilômetros e o quanto gastará a partir do cálculo do consumo de combustível. A ferramenta também traça a rota que o motorista deve seguir e calcula uma estimativa de quanto tempo ele pode levar para chegar ao destino. Com os mesmos dados, ela ainda indica o caminho de volta com os valores de consumo.

Outro exemplo é o Calkoo. A ferramenta online informa o valor dos custos com combustível a partir de dados como distância (em quilômetros ou milhas); e consumo do álcool ou gasolina (quilômetros por litro; litros por quilômetros ou milhas, por galões e outras medidas).

Além dos sites, o motorista tem a possibilidade de usar aplicativos para smartphone e tablets para fazer esse cálculos. O “Gasolina ou Álcool, Chefia?”, disponível para Android e iOS, usa uma calculadora inteligente para que o motorista decida qual o combustível mais econômico. Também disponível para os dois sistemas operacionais, o “Carrorama” calcula o gasto por dia, por quilômetro e exibe o desempenho do veículo com cada tipo de combustível.

Calcular o consumo de combustível: dicas de economia

Mas não basta apenas calcular o consumo de combustível para economizar. Com essas informações em mãos, o motorista precisa adotar algumas práticas para começar a gastar menos. “Pequenas medidas podem gerar uma economia de até 10% do tanque”, informa o professor de Engenharia Mecânica da UnB, Alessandro Borges.

Uma dica para gastar menos com combustível é se livrar ao máximo do peso extra do automóvel. Quanto mais pesado o veículo e mais coisas o motorista carregar nele, maior o consumo do álcool ou gasolina. O mesmo vale para dirigir em alta velocidade com os vidros do carro abertos.

Pneus murchos ou com calibragem errada influenciam diretamente no consumo. A calibragem deve ser feita regularmente. A correta troca de marchas também evita o desperdício. Aceleradas bruscas e desnecessárias são outras formas de gastar mais com álcool ou gasolina. O ar condicionado ligado também queima mais combustível.

Gostou das dicas de calcular consumo de combustível? Deixe seu comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular