Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saiba como bloquear spam e livre-se desse incômodo nos e-mails

A- A+

Se você tem uma conta de e-mail ativa, já deve ter recebido algumas daquelas mensagens confusas, de endereços desconhecidos, pedindo para que você baixe um arquivo suspeito ou envie informações confidenciais. Essa é uma espécie de golpe eletrônico muito comum, chamada spam. Se você não souber como bloquear spam, pode colocar em risco não apenas o seu computador, como até mesmo os dados de sua conta bancária ao acessá-los por essa plataforma.

Não há como bloquear spam, se não for com atenção.

O maior risco do spam é o roubo de seus dados em mensagens fraudulentas. Foto: iStock, Getty Images

Brasil, vice-campeão do spam

O Brasil é o segundo colocado na lista dos países onde as pessoas mais recebem spams por dia. O estudo, realizado pela empresa de segurança na internet McAfee, analisou os e-mails de cinco voluntários de cada um dos países escolhidos. Em 30 dias, os representantes brasileiros receberam mais de 15 mil mensagens indesejadas. Perderam apenas para os americanos, com 22 mil.

Segundo o doutor em Sistemas de Informação Marcelo Azambuja, a principal característica de um spam é a de ser uma mensagem enviada para várias pessoas. “Normalmente, nesses e-mails, estão propostas comerciais muitas vezes duvidosas ou fraudulentas, boatos ou algum chamarisco, tentando fazer você instalar algo em seu equipamento”, explica o especialista.

Por não saberem como bloquear spam ou sequer como identificá-lo, as pessoas acabam caindo nas fraudes. “Nunca instale nada desse tipo. Podem ser vírus e programas especializados em roubar senhas e dados. Muitas vezes, o e-mail spam possui links para sites maldosos, que tentam roubar dados ou instalar softwares no seu smartphone, computador ou tablet”, alerta Azambuja.

Prestando atenção, você pode aprender a identificar e bloquear spam com facilidade. “O spam, propriamente dito, é apenas um e-mail. Mas ele pode conter programas anexados – disfarçados em nomes como ‘fotos’, ‘planilhas‘, ou links para sites danosos”, diz o profissional.

Segundo Azambuja, os remetentes conhecidos também merecem atenção. O spam pode utilizar o e-mail de um amigo para lhe passar uma falsa sensação de confiança.

Os tipos mais comuns são aqueles que tentam vender algo. Outros têm propostas muito boas, que na verdade são golpes financeiros. “Há ainda os que tentam convencer a pessoa a instalar algo no seu equipamento, ou clicar em links que levam para páginas falsas de empresas conhecidas. Sites falsos de bancos, por exemplo”, relata.

Azambuja destaca ainda como prática comum receber spam dizendo que a senha de e-mail ou do banco expirou e que é preciso trocá-la – mas, para isso, deve ser informada a senha atual. “Nunca um serviço sério solicita esse tipo de informação por e-mail”, alerta.

Você vai se interessar por:

Descubra as vantagens de contratar suporte para computador

Conheça os maiores sites de compras do país

Aprenda como identificar site seguro para compras online

Como bloquear spam

Para o doutor em Sistemas de Informação, a primeira lição para saber como bloquear spam é ignorar a mensagem. ”Evite até mesmo abrir um e-mail quando identificar assuntos suspeitos ou propostas muito atrativas e estranhas”, indica. Qualquer contato com um material maldoso pode ser um problema para você e o aparelho que você estiver utilizando.

O passo seguinte é deletar a mensagem de sua caixa de entrada e da pasta de lixeira. “Alguns programas de e-mail permitem que você marque a mensagem como spam e isso irá ajudá-lo a reconhecer quando o e-mail for enviado novamente”, explica o profissional. Geralmente, um endereço de meio utilizado pelo serviço de spam repete o envio diversas vezes.

Segundo Azambuja, os programas de e-mail investem muito em rotinas de detecção desse tipo de mensagem. A maioria, atualmente, é bloqueada sem nós percebermos e elas nem chegam até nossa caixa de e-mail. Mas essas rotinas não são infalíveis.

“O segredo é atenção e nunca abrir ou clicar em documentos e sites desconhecidos”, recomenda. Mensagens apelativas ou muito confusas também merecem cuidado.

Suporte 24 horas

Se você ainda não sabe como bloquear spam, não perca a calma. Usuários que possuem pouca intimidade com a tecnologia ou gostam da segurança de um suporte técnico sempre disponível podem contratar serviços que contam com especialistas para tirar dúvidas sobre computador e ajudar com instalações, configurações e o que mais precisar, 24 horas por dia.

A Vivo oferece serviço de Suporte à Informática que, além do técnico, garante a segurança do computador com o programa completo de proteção McAfee.

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Aprendeu como bloquear spam? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

memória ou processador
celular 2g 3g ou 4g
comprar um notebook barato
EliteBook 1030
roteadores wifi potentes
quanto custa fazer um aplicativo