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por Vivo Seu Dinheiro

Como aumentar suas vendas nas datas comemorativas

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Para quem trabalha com vendas, as datas comemorativas são um poderoso recurso para os empresários: com a demanda criada, basta oferecer aos clientes aquilo que eles procuram. Só que a concorrência também estará de olho nos dias especiais. Para sair em vantagem, seguir boas dicas pode ajudar.

Vendas em datas comemorativas

Promoções pontuais podem alavancar as vendas em datas comemorativas. Foto: iStock, Getty Images

Como lucrar com as datas comemorativas

Confira, a seguir, cinco dicas para impulsionar as vendas e aproveitar as datas comemorativas:

1. Estude o seu público-alvo

O primeiro passo é entender em detalhes o comportamento do seu público-alvo. De que forma ele se informa? Que idade tem? Onde se diverte? Do que precisa? O que valoriza? Do que não abre mão? Sem informações aprofundadas sobre o hábito de consumo do seu cliente, você não conseguirá promover campanhas efetivas.

2. Crie produtos e serviços personalizados

A dica é pensar estrategicamente para alcançar o nicho de mercado envolvido na data comemorativa. Em geral, quem vai às compras nessas horas são os consumidores interessados em presentear pessoas queridas, então, você precisa pensar em agradar ambos os envolvidos.

3. Aposte em divulgação

De nada adianta criar produtos diferenciados se os seus clientes não souberem do fato. Além dos meios de publicidade tradicionais e da identificação visual, aposte em e-mail marketing, divulgação no site da empresa e redes sociais para atrair quem já conhece a qualidade dos seus artigos.

4. Diferencie-se da concorrência

Hora de pensar fora da caixa e deixar a criatividade transbordar. Fuja de ações burocráticas e repetidas, e procure oferecer algo diferente da concorrência. Dessa forma, você se destaca e consegue garantir o lucro com as datas comemorativas.

No Dia dos Namorados, por exemplo, boa parte dos lojistas pensa em produtos para ele ou para ela. E se você montasse uma estratégia que abrangesse o casal? Isso pode ser feito tanto por agências de turismo, oferecendo descontos para quem viaja a dois, como por farmácias, montando um kit especial para o casal passar a noite. Não faltam exemplos.

5. Conceda descontos pontuais

Todo mundo gosta de um descontinho aqui ou ali, mesmo que seja apenas 5%. Utilize isso como arma e conceda promoções especiais relacionadas à data. No Dia da Mulher, elas ganham 10% no jantar; no Dia das Mães, quem comprar um tênis ganha desconto de 10% em qualquer item da loja para presentear a mãe, entre outros exemplos.

Datas comemorativas para ficar atento

Ao longo do ano, há diversas datas que podem motivar a sua empresa a criar uma campanha especial. Tudo vai depender do nicho no qual você atua, do perfil da sua empresa e do seu posicionamento no mercado.

Uma empresa de software de gestão, por exemplo, pode achar interessante celebrar o Dia do Programador com uma promoção para seus clientes, enquanto uma rede de cinema pode criar uma campanha para celebrar o Dia do Amigo, oferecendo desconto para quem conseguir reunir pelo menos cinco amigos em uma sessão.

São dezenas de possibilidades, e o único limite é a sua criatividade. Fique atento às principais datas comemorativas:

  • Dia da Mentira: 01/04
  • Dia da Mulher: 08/04
  • Páscoa: meados de março e abril
  • Dia do Trabalho 01/05
  • Dia das Mães: 2º domingo de maio
  • Dia dos Namorados: 12/06
  • Dia do Amigo: 20/07
  • Dia do Estudante: 11/08
  • Dia dos Pais: 2º domingo de agosto
  • Dia das Crianças: 12/10
  • Dia do Professor: 15/10
  • Halloween – Dia das Bruxas: 31/10
  • Natal: 25/12

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