Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como aumentar o tempo de vida da bateria no seu celular

A- A+

Se você usa dispositivos móveis com frequência, já deve ter tido aquela sensação de que, com o passar dos dias, o seu aparelho vai ficando mais lento e também que precisa de mais horas conectado à tomada. Essa situação comum leva a um questionamento: qual será o tempo de vida da bateria do smartphone?

Segundo o site canadense Battery University, a vida útil de uma bateria de íons de lítio é de cerca de um ano a um ano e meio – algo em torno de 300 e 500 ciclos (recargas). No entanto, trata-se apenas de uma estimativa, ou seja, podem existir aparelhos que tenham um tempo de vida maior ou menor do que esse.

Existe um tempo de via para a bateria do smartphone.

Bons hábitos de uso do celular ajudam a estender a vida útil da bateria. Foto: Shutterstock

O que influencia no tempo de vida da bateria

Para o membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), Artur Ziviani, o tempo de vida depende do uso feito pelo dono do aparelho.

No entanto, de acordo com ele, mesmo com a bateria comprometida, a maioria dos usuários tende a trocar de smartphone, em razão das inovações cada vez mais frequentes, antes de ela parar de funcionar de vez.

“Assim, só vale a pena trocar a bateria se você tem o objetivo de ficar mais tempo com um único aparelho ou se decidir comprar um modelo usado mais caro e pretende estender seu uso”, completa.  

Como aumentar o tempo de vida da bateria

Agora, se você gosta muito do modelo de celular que tem e não está disposto a desembolsar uma grana extra para trocar de bateria, seguem algumas dicas e cuidados que podem aumentar o tempo de vida dela.

Evite a descarga completa

Ao contrário do que você pode imaginar, não esperar acabar totalmente a bateria para carregá-la não irá viciar o acessório.

Se o objetivo é aumentar o seu tempo de vida, inclusive, essa não é a melhor saída. Segundo o Battery University, é melhor realizar o carragamento de 25% a 100%, assim, o número de ciclos de recarga pode aumentar de 500 para até 1.500 – três vezes mais.

Cuidado com o calor

Outra dica importante do site canadense é evitar deixar a bateria muito quente, pois o calor excessivo pode prejudicar a sua vida útil. Sempre que notar seu aparelho superaquecido, deixe ele um pouco de lado e volta a usar somente depois de esfriá-lo. Se o problema persistir, procure uma assistência técnica autorizada.

Vá com calma nos aplicativos

Os aplicativos são muito úteis para o nosso dia a dia, e podem deixar nosso cotidiano mais prático e divertido. No entanto, alguns apps para smartphone podem prejudicar o desempenho do seu aparelho e até comprometer o uso inteligente de sua bateria, conforme informou o relatório recente AVG Android App Performance.

Você vai se interessar por:

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular. Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Gostou das dicas para estender o tempo de vida da bateria? Compartilhe!

queda do dólar
vale a pena comprar celular top de linha
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
smartphone com maior tela