Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como arrumar um emprego novo antes de deixar o anterior

A- A+

Uma recente pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association) aponta que 72% das pessoas estão insatisfeitas no trabalho. Os principais motivos apontados são falta de reconhecimento, excesso de tarefas e problemas de relacionamento.

Muitos desses profissionais pensam em mudar de trabalho e arrumar um emprego novo. Enquanto sair do emprego sem ter nada em vista pode não ser a melhor opção, procurar um emprego novo mantendo o atual é uma saída.

Profissionais empregados têm mais chance de serem contratados em entrevistas de emprego. A lógica do mercado acredita que esses profissionais são mais desejados do que pessoas desempregadas. O profissional, no entanto, precisa tomar alguns cuidados para manter a busca discreta.

como-arrumar-um-emprego

Procurar vagas em horário comercial não é indicado e pode gerar boatos. Foto: iStock, by Getty Images

Arrumar um emprego novo: como se comportar

Apesar de ser mais cansativo, arrumar um emprego novo mantendo o atual é uma abordagem mais segura para o profissional e mais atraente para o mercado. A tática requer dedicação, esforço, tempo e cuidado por parte do profissional. Qualquer deslize pode prejudicar sua imagem na empresa atual ou mesmo nos lugares onde busca uma nova vaga.

Uma das primeiras dúvidas que acomete os profissionais que querem arrumar um emprego novo é até que ponto deixar essa intenção clara aos seus empregadores é bom ou não. Segundo especialistas em recrutamento, o profissional só deve contar sua intenção ao chefe se a relação entre os dois for de confiança.

Caso contrário, o melhor a fazer é manter a busca por um novo emprego em segredo. Além de evitar possíveis saias justas, manter a busca silenciosa é uma sábia decisão para não sujar sua imagem com a empresa e fechar portas futuras.

Essa discrição também é necessária na hora da busca pelo emprego novo em si. Procurar vagas em horário comercial não é indicado e pode gerar boatos entre seus colegas de trabalho. Uma dica válida é não colocar e-mails ou telefones profissionais em currículos ou sites de recrutamento.

A busca por um emprego novo também não deve atrapalhar sua concentração e produtividade. É importante que o trabalhador saia da empresa atual de forma positiva e deixando a lembrança de ser um bom profissional.

Dicas para arrumar um emprego novo

Um dos erros de candidatos que querem arrumar um emprego novo é falar mal do atual em entrevistas. Isso não pega bem, então o candidato deve ser honesto, mas de forma positiva. Uma dica é falar sobre mudanças na empresa ou a necessidade de renovação profissional, mas nunca reclamando do emprego atual.

No caso de referências profissionais, o empregado deve colocar o nome de uma pessoa da empresa atual em quem confie. Isso é necessário para que a informação de que o funcionário está em busca de uma nova oportunidade não vaze e prejudique sua imagem na empresa.

Outro ponto que deve ser evitado é o uso de aumento salarial como forma de barganha. Entrar em “leilões” de profissionais esperando pela melhor oferta também pode ser prejudicial à imagem do trabalhador. Se a insatisfação é um dos motivos para o profissional querer mudar de emprego, questões salariais não devem priorizar suas decisões.

Gostou das dicas para como arrumar um emprego? Compartilhe!

vale a pena pedir demissão
trabalho temporario no canadá
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
profissões inusitadas e alternativas
fantasma do desemprego
depressão no desemprego