Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Estimular o hobby da leitura de livros é desafio no Brasil

A- A+

A leitura de livros não é um hábito muito comum entre a população adulta. Uma pesquisa do Instituto Pró-Livro (IPL), chamada Retratos da Leitura no Brasil, aponta que a média de exemplares lidos no país é de quatro por pessoa a cada ano. Encontrar maneiras de fomentar o gosto pelo hábito é um desafio enfrentado pelo Governo Federal e pelas instituições de incentivo à cultura.

A realidade da leitura de livros no país

Em 2012, a última vez em que o IPL realizou a sua pesquisa, que é conhecida como a mais abrangente do país, o Brasil tinha 178 milhões de pessoas maiores de 5 anos – idade estipulada para alfabetização. Desse contingente, apenas 88 milhões se classificavam como leitores. Uma média aparentemente alta, mas que deixa muito a desejar quando relacionada a outros países.

O Brasil está passando por um momento de incentivo à leitura.

Aquisição de novos conhecimentos é um dos motivos que mais leva brasileiros a ler. Foto: iStock, Getty Images

Os números confirmam que a leitura de livros ainda não é um hobby dos brasileiros. A média de quatro livros anuais cai pela metade quando são considerados apenas os exemplares lidos por vontade própria. Enquanto isso, em países como a Espanha, a média é de 10 livros por pessoa. Além disso, mais de 75% da população brasileira afirma nunca ter frequentado uma biblioteca.

Ainda no estudo Retratos da Leitura no Brasil, 55% dos entrevistados se mostraram interessados na leitura de livros para atualização da cultura e aquisição de novos conhecimentos. Porém, por outro lado, 78% das pessoas que hoje leem menos do que já leram apontam o crescente desinteresse como motivo da diminuição do ritmo.

O incentivo à leitura de livros

É em função dessa realidade que o Brasil passa por um momento de incentivo à leitura. O novo Plano Nacional do Livro e Leitura tem como uma das diretrizes a democratização do acesso aos livros.

O aumento de bibliotecas públicas é uma das ações adotadas pelo Ministério da Educação e Cultura para fomentar o crescimento da leitura de livros como hobby e não por obrigação.

O Instituto Pró-Livro também constatou em sua pesquisa um crescimento nos índices de leitura por parte do público mais jovem e passou a incentivar o contato com os livros ainda na infância como forma de fortalecer a cultura da leitura para os anos seguintes. Projetos como o Mãe, lê pra mim? preveem estimular o acesso à literatura mesmo antes da alfabetização.

Leitura de livros entre crianças

Entidades focam na construção do hábito da leitura entre as crianças. Foto: Marcelo Camargo/ABr

Mas também é preciso resgatar esse costume nos adultos. A escritora americana Nina Sankovitch, em seu livro O Ano da Leitura Mágica, compartilha os seus próprios segredos para ganhar o hábito da leitura, após o falecimento de sua irmã, uma apaixonada assumida por literatura. A primeira das indicações é ter sempre um livro por perto para fortalecer a ideia da leitura.

Outra dica de Nina, em sua obra, é assumir um desafio. Quando você cria uma meta, sua mente se sente instigada a alcançá-la. Estabeleça um número de livros para ler em um mês e se esforce.

Também é importante criar um compromisso de horário. Se você não tem o hábito da leitura de livros, vai acabar deixando essa atividade para o fim da sua lista de afazeres. Marque um horário do dia para ler algumas páginas.

Você vai se interessar por:

Conheça sebos online para comprar livros mais em conta sem sair de casa

Especialista recomenda 5 bons livros sobre finanças pessoais

Leitor de livros digitais ou tablet? Descubra a melhor opção para você

Livros você encontra no Vivo Compras

Quer ofertas para comprar livros? Com o Vivo Descontos, você tem direito a cupons de descontos para desfrutar de ofertas exclusivas. Com uma assinatura semanal de R$ 2,99, você se cadastra e recebe as promoções no seu celular. Uma parceria com os melhores sites do e-commerce proporciona uma vasta oferta de moda, eletrônicos, informática, esportes, brinquedos, lazer, viagens e outros artigos.

Que tal aderir ao hábito da leitura de livros? Deixe seu comentário.
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple