Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como alcançar sua realização profissional e abrir um negócio próprio

A- A+

O brasileiro é considerado um povo empreendedor, tanto é que o país está no topo do empreendedorismo nos blocos econômicos G20 e Brics. Não por acaso, esse pode ser um caminho para atingir a realização profissional. Mas como dar o primeiro passo?

O pontapé inicial para empreender passa por verificar se você tem perfil e vocação para ser seu próprio patrão. Está enxergando as oportunidades, mesmo onde os outros veem problemas? Tem ideias de produtos ou serviços que podem ser úteis? Se você respondeu “sim”, os indicadores estão a seu favor.

Mulher conquista a realização profissional

Antes de ser seu próprio patrão, avalie com cuidado a vida profissional e pessoal. Foto: iStock, Getty Images

Busque sua realização profissional

Um ponto fundamental para quem pensa na realização profissional e pretende montar seu próprio negócio é fazer um bom planejamento, não apenas com relação ao trabalho, mas também da vida pessoal.

Se você é empresário de primeira viagem, saiba que vai dedicar a maior parte do seu tempo ao trabalho – sobretudo nos primeiros meses ou anos, dependendo da situação.

Por isso, é importante ter consciência de que passará menos tempo com a família (por isso, precisa do apoio e compreensão deles), assim como seus esportes ou hobbies ficarão prejudicados. Avalie bastante como é sua vida e quais suas prioridades para começar sua empresa no momento certo.

O próximo passo é colocar sua ideia em prática. E, para isso, algumas dicas são fundamentais. Confira:

Tenha um capital de giro

Dependendo do tipo de negócio que pretende abrir, não basta arcar com o investimento inicial. É preciso ter uma reserva substancial de dinheiro para suportar os primeiros meses do empreendimento, até que ele passe realmente a dar lucro.

Divulgue

Toda empresa precisa de um tempo para ficar conhecida e, mais do que isso, ser aprovada e recomendada pelos clientes. Mas esse prazo pode ser acelerado se você investir na divulgação do negócio. Além de ganhar credibilidade, é uma forma de conquistar clientela.

Qualifique-se

Conhecimento nunca é demais. Cursos de aperfeiçoamento na sua área, ou em outras que estejam interligadas ao seu negócio, são sempre importantes para acumular experiência e para manter-se atualizado. Afinal, as transformações sociais e tecnológicas estão ocorrendo em ritmo acelerado, e as empresas precisam acompanhar essa velocidade.

Pense no crescimento

É comum que muitas empresas iniciem com bom desempenho, mas que comecem a apresentar problemas logo que crescem. Isso ocorre em todas as áreas, desde um site que não suporta um grande número de acessos até a falta de logística para entrega de um produto ou falta de capacidade para atender a demanda.

É importante que todos esses aspectos sejam pensados já no planejamento do negócio, pois evitará perda de tempo (e estresse, claro) quando o trabalho começar a fluir melhor. Além disso, decisões tomadas com pressa podem comprometer a qualidade do seu produto ou serviço.

Aprenda a liderar

Se você não é um líder nato, pode se qualificar fazendo cursos ou mesmo contar com o auxílio de um coach. Mas é fato que, se você montar um negócio de sucesso, vai trabalhar com pessoas e o relacionamento é muito importante nessas horas. Um gestor precisa saber aproveitar o talento dos profissionais que o cercam e também administrar conflitos em muitos momentos.

Você vai se interessar por:

Pronto para empreender e alcançar sua realização profissional? Compartilhe as dicas!

como montar uma empresa de cromagem
como lucrar vendendo bolo no pote
como lucrar na crise
lado bom da crise
melhor lugar para trabalhar
como abrir uma microcervejaria