Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como alcançar mais qualidade de vida no trabalho

A- A+

A correria do dia a dia, que tanto dificulta conciliar a vida pessoal e profissional, por vezes cria condições que afetam a saúde e o bem-estar. Seja pelo volume de tarefas ou pela intensidade das exigências, muitos profissionais não sabem o que é ter qualidade de vida no trabalho.

Se você se identifica com esse cenário, saiba que não há crise ou desemprego em alta que justifique se submeter a jornadas intensas e cansativas.

Com algumas medidas básicas no dia a dia, é possível diminuir a tensão, aumentar a produtividade e reduzir o desgaste. Isso vale tanto para os profissionais quanto para as empresas, pois os cuidados devem ser tomados por ambas as partes.

Qualidade de vida no trabalho

Fazer pequenas pausar durante o expediente ajuda a relaxar e aliviar o estresse. Foto: iStock, Getty Images

Importância da qualidade de vida no trabalho

Dores na coluna, na cabeça e articulações, além da vista cansada, insônia e sobrepeso, são apenas alguns dos desconfortos diários enfrentados por muitos profissionais. Em razão do excesso de trabalho, tem se tornado cada vez mais comum colocar a profissão na frente da família, dos interesses e do lazer.

Esses maus hábitos, praticados em longo prazo, podem gerar sérios problemas físicos e psicológicos, como distúrbios alimentares, estresse, depressão e doenças cardíacas.

Inúmeras reuniões, horas a fio na frente do computador, má postura, almoços de 10 minutos enquanto trabalha, pressão e cobranças, entre tantas outras coisas, prejudicam não só a qualidade de vida no trabalho, mas também o lado emocional. Para manter corpo e mente saudáveis, é preciso mudar.

Como ter mais qualidade de vida no trabalho

Para conquistar mais qualidade de vida no trabalho, é fundamental ter equilíbrio entre o lado pessoal e o profissional. Para isso,  pequenas medidas podem ser feitas no ambiente de trabalho no dia a dia.

1. Esqueça um pouco do trabalho

A primeira dica geral é trabalhar com algo que você gosta. E mesmo assim, para que a rotina não gere desmotivação, reserve um tempo para esquecer do trabalho e praticar um hobby, pelo menos uma vez por semana. Pode ser ir ao cinema, fazer aula de dança, estudar um idioma ou mesmo um encontro casual com os amigos.

2. Respeite o tempo de jornada

Outro ponto importante é respeitar a jornada de trabalho e saber dizer não. É comum ouvir que, para ser um bom profissional, é preciso aceitar todas as demandas e trabalhar sempre a mais. Sair no horário certo do final do expediente é o certo a fazer, respeitando também o seu tempo de lazer, o que fará ter muito mais produtividade, eliminando a necessidade de trabalhar a mais.

3. Seja organizado

A organização pessoal, a administração do tempo e a comunicação eficaz devem ser praticados sempre, pois são fatores que podem eliminar vários problemas e gerar imensos benefícios para a qualidade de vida no trabalho.

4. Adote pequenas pausas no trabalho

Durante a jornada de trabalho, também é possível adotar algumas medidas que podem ser feitas em cinco minutos e ajudam a aliviar o estresse diário. A principal delas é parar a cada uma hora e fazer uma pequena pausa. Seja para levantar e ficar um pouco em pé, ir até o banheiro, ou apenas respirar fundo e soltar o ar devagar, movimentando as pernas e braços.

Você vai se interessar por:

 

E você, como faz para ter mais qualidade de vida no trabalho? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria