Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como administrar meu salário: 6 dicas para evitar dívidas

A- A+

Quando o mês ainda está longe de terminar, mas você já percebe que começa a faltar dinheiro, é normal fazer questionamentos do tipo: “Será que sei, realmente, como administrar meu salário?” Esse tipo de dúvida é mais comum do que pode imaginar e volta e meia povoa os pensamentos até mesmo de quem conta com uma renda razoável.

Uma pesquisa divulgada pelo SPC Brasil aponta que 53% dos brasileiros atrasaram ao menos uma conta em 2015. Além disso, 68% deles já ficaram com o nome sujo e a maioria não sabe ao certo o que é endividamento – a propósito, o endividado é que tem parcelas a pagar, mesmo que não esteja negativado.

A partir daí, já podemos ter uma ideia clara que muitos são aqueles que precisam aprender sobre finanças, não é mesmo? Se esse é o seu caso, não se envergonhe: admita a falha e tente melhorar. Só assim poderá evitar dívidas e ter mais saúde financeira.

Casal se pergunta como administrar meu salário

Fazer um diagnóstico financeiro é essencial para ter controle sobre seu dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Como administrar meu salário?

Se você também se pergunta “como administrar meu salário”, algumas boas dicas podem ajudar a gerir o dinheiro de forma mais inteligente. Confira:

1. Faça um diagnóstico financeiro

Com ou sem dívidas, é importante fazer um raio-X das suas contas. Seja em uma planilha ou um pedaço de papel, anote a sua renda total (incluindo pensões ou aluguel de casas, por exemplo) e todos os seus gastos fixos – contas de luz, água, telefone, aluguel e outros.

2. Registre as despesas variáveis

Os gastos que podem mudar ao longo dos meses – como alimentação, combustível e vestuário – também devem ser registrados, mas em um espaço diferente da planilha. É importante anotar ainda todas das despesas pequenas, como cafezinhos, lanches ou o cinema no final de semana. Elas acabam levando uma boa fatia do seu salário.

3. Analise com atenção

Depois de verificar tudo o que foi gasto ao longo de um mês, é hora de avaliar a sua planilha com olhos críticos. Veja onde gastou mais, onde pode poupar ou o que deve ser cortado. É comum se surpreender com a quantidade de itens desnecessários que compramos quando não existe um controle financeiro.

4. Monte sua estratégia

Se você compra muitos itens supérfluos, pode ser fácil esticar o seu dinheiro. Basta suspender as compras que tudo ficará em ordem. Se não for o caso, é hora de verificar quais mudanças devem ser realizadas. Pode ser o momento de reavaliar seu padrão de vida, cortando algumas contas que não cabem no bolso.

5. Estabeleça um limite

Se estiver difícil cortar gastos, estabeleça alguns limites de valores. Um bom exemplo é o supermercado. Se for às compras com o dinheiro contado, você aprenderá a encaixar suas necessidades no orçamento, evitando deslizes.

Mas também é importante quebrar conceitos, como a escolha das marcas, por exemplo. Para quem mora com os pais e ainda não tem tantas contas a pagar, pode ser mais simples. Basta separar o valor destinado às contas e programar-se para gastar apenas o que restou em caixa.

6. Aprenda a usar o cartão de crédito

O cartão é uma ótima ferramenta, mas você tem que saber usar e aproveitar seus benefícios e vantagens. O primeiro passo é entender que não se trata de uma renda extra, mas de um parcelamento que será pago ao longo de alguns meses. Por isso, faça o controle adequado, cuidando para que sua fatura não fique muito alta.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Se você também se pergunta “como administrar meu salário?”, siga essas dicas!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label