Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja como acumular milhas no cartão e tirar proveito delas

A- A+

Os cartões de crédito, quando bem administrados, podem ser aliados no controle do orçamento pessoal, além de representarem eficazes instrumentos para compras em lojas físicas e virtuais. Prático e seguro, o “dinheiro de plástico” também oferece ao consumidor o benefício de acumular milhas. Essa vantagem pode ser determinante na hora de escolher o método de pagamento.

Conforme pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), realizada em 2014, 32% dos brasileiros admitem dar preferência aos cartões na hora de parcelar uma compra. A razão? Ganhar milhas ou somar pontos em programas de benefícios. O percentual sobe para 39% entre os homens e atinge 42% dos entrevistados das classes A e B.

Jovens aproveitam benefício de acumular milhas

Suas viagens aéreas podem ficar mais baratas com o acúmulo de milhas. Foto: Shutterstock

Como acumular milhas no cartão de crédito

O acúmulo de milhas é geralmente oferecido pela operadora de cartão como um benefício de trocar o dinheiro gasto em compras por pontos. O seu funcionamento, a validade dos pontos e a renda exigida para participar variam bastante de cartão para cartão.

Por isso, antes de se valer desse benefício, é fundamental ficar por dentro do funcionamento do sistema de milhas da sua operadora. Caso você não fique satisfeito com a conversão, ou com a validade dos pontos, por exemplo, a saída pode ser contratar outro cartão de crédito para usufruir do serviço.

Para o educador financeiro do Instituto Alcance, Farney Moreira, pode ser interessante ter dois cartões: um com limite mais baixo para gastos mensais essenciais e outro com limite maior para acúmulo de pontos e demais gastos de maior valor agregado.

Outro ponto que merece atenção pelo consumidor diz respeito à anuidade do cartão. Segundo o educador financeiro Antonio Nascimento, por vezes, o valor pago pela taxa anual não compensa o serviço de acúmulo de milhas.

“Tem cartões que, devido ao alto valor da anuidade cobrada, só começam a lhe retornar alguma coisa se você gastar de R$ 3 mil pra cima”, completa o educador. É preciso, então, fazer as contas e ver se o benefício realmente é vantajoso ou se há riscos de trazer prejuízos ao seu orçamento.

Você vai se interessar por:

Comprar milhas é um bom negócio? Confira

Descubra como acumular milhas e voar de graça

Saiba como utilizar as milhas do cartão de crédito a seu favor

Como aproveitar os pontos acumulados

Depois de ter escolhido o programa de benefícios mais adequado para você, e ter realizados algumas compras e acumulados pontos, chegou a hora de aproveitá-los para trocar por prêmios. Existem, basicamente, duas maneiras de converter seus pontos: por produtos e por passagens aéreas.

Independentemente de qual modalidade a sua operadora de cartão de crédito ofereça, é sempre importante ficar atento às promoções e à duração da validades dos pontos. Vale lembrar que alguns serviços também oferecem descontos em produtos, caso o cliente não tenha conseguido acumular milhas suficientes para trocar por 100% do valor.

Quem quiser trocar os pontos acumulados por milhas deve tomar o cuidado de fazer as reservas com bastante antecedência. As empresas aéreas costumam reservar uma quantidade limitada de passagens para essas promoções e, por conta disso, pode não ser fácil conseguir o destino desejado em cima da hora.

Conheça os cartões de créditos da Vivo

Quer ainda mais benefícios ao usar o seu cartão de crédito? Os Cartões de Crédito Vivo, em parceria com o Itaú e o Santander, por exemplo, dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de acúmulos de pontos do Vivo Valoriza e muitas outras vantagens.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para acumular milhas? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

queda do dólar
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet