Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como abrir uma loja virtual: passo a passo para começar

A- A+

As lojas online nada mais são do que sites que possuem um sistema de vendas através da internet. No Brasil, o e-commerce cresce 26% ao ano, segundo o Mapa do E-commerce no Brasil. Aprender como abrir uma loja virtual e apostar nesse mercado é opção para impulsionar ou criar negócios em 2016.  

Veja como abrir uma loja virtual

O consumo através da internet faz parte de uma série de mudanças que o acesso a esse tipo de conexão possibilitou. Antes de investir nesse meio, porém, é preciso ter uma estratégia detalhada.

Veja os principais pontos para seu planejamento:

Mercado

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o primeiro passo para abrir uma loja virtual é definir qual o nicho de mercado ou qual o tipo de produto que você deseja comercializar e então analisar os possíveis concorrentes, para começar a traçar estratégias, definir públicos e pensar nas questões financeiras envolvidas.

Inovação

Esse processo de definição e análise deve levar em conta as oportunidades, a inovação que a loja poderia levar ao mercado e também os preços dos produtos. É importante, também, considerar o custo do frete, que será incluso no valor final da compra para o cliente.

como abrir uma loja virtual

Tributação é uma das preocupações de quem vai abrir uma loja virtual. Foto: iStock, Getty Images

Plataforma e hospedagem

Quando você define o que vai vender, é tempo de planejar como isso vai acontecer. Não há como abrir uma loja virtual sem ter uma plataforma de acesso, portanto, escolha qual a sua preferida para hospedar o empreendimento. Você também deve elaborar um plano de negócios, que ajudará você a traçar os rumos da empresa. O Sebrae oferece, na internet, uma cartilha que serve como condutor para a estruturação do plano.

Entregas e pagamentos

Desse planejamento, também faz parte a definição dos meios de pagamentos disponibilizados ao comprador, além da política de trocas e de como serão realizadas as entregas. Traçar estratégias de marketing para criar a imagem desejada perante o público também é parte dessa criação inicial.

Impostos

Nessa fase, não dá para esquecer uma parte essencial (e nem sempre agradável) do processo de venda eletrônica: a tributação. Ao esmiuçar os seus custos e preços, converse com um contador para entender bem quais impostos incidirão sobre a mercadoria no seu tipo de empresa.

Isso tudo, claro, antes de a loja virtual entrar no ar. Depois ainda entram no escopo ações importantes, como gerenciamento de estoque, otimização de recursos humanos, aprimoramento do atendimento, atuação em redes sociais, anúncios pagos em buscadores, parcerias com blogueiros de assuntos relacionados aos seus produtos, entre outros.

A estrutura para abrir uma loja virtual

O processo de abrir uma loja virtual exige que você prepare dois tipos de estrutura diferentes. A primeira delas é a online. É preciso preparar um site com boa navegabilidade, que torne fácil para o cliente a tarefa de encontrar o que procura. A compra em poucos cliques e a certeza de que o serviço de hosting é seguro também são ressaltados pelos especialistas.

Aposte em um serviço de hospedagem que permita backups. A dica do Sebrae é que você que tenha sempre a possibilidade de acessar e armazenar dados e informações, que precisam estar disponíveis de forma fácil, porém seguros de ataques.

A outra estrutura é a física. Seu site pode estar hospedado a milhares de quilômetros de distância, mas seus produtos precisam de espaço. Por isso, leve em conta o armazenamento e a distribuição das mercadorias. Ao buscar o melhor local, atente para a escolha de regiões de fácil deslocamento, além de consultar a prefeitura da cidade sobre o Plano Diretor e conseguir todos os documentos e liberações antes de iniciar as atividades.

Você vai se interessar por:

Gostou das dicas para aprender como abrir uma loja virtual? E que tipo de e-commerce você está planejando? Deixe um comentário e compartilhe este conteúdo!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
como abrir uma academia de ginástica