Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Como abrir um negócio de depilação em casa

A- A+

As mulheres estão sempre preocupadas com a sua beleza, o que não deixa o setor de estética imune à crise, mas faz dele uma boa opção para empreender. Se você concorda com a ideia, abrir um negócio de depilação pode ser uma oportunidade e tanto. E que tal fazer isso na sua própria casa?

Trabalhando de forma comprometida, com qualidade e segurança, é possível ter bom retorno financeiro ao montar seu negócio próprio. Com um serviço bem feito e despertando a confiança dos clientes, que estão cada vez mais exigentes, fica mais fácil ter sucesso nessa empreitada.

Decidiu abrir um negócio de depilação

Aplicar as técnicas de depilação exige qualificação e uma série de cuidados. Foto: iStock, Getty Images

Entenda o mercado de depilação

De acordo com o Sebrae, abrir um negócio de depilação é uma forte tendência nos dias atuais, devido às mudanças do comportamento social dos últimos anos e ao crescimento da indústria mundial de estética e cosméticos.

E não são só as mulheres o público-alvo do setor: os homens também estão cada vez mais se preocupando com a aparência, valorizando a estética e os cuidados pessoais para a manutenção do corpo, cabelos e pele saudável.

Como abrir um negócio de depilação

Se você está pensando em abrir um negócio de depilação, é preciso conhecer os métodos mais utilizados atualmente. As técnicas mais comuns são a temporária e a definitiva. A primeira utiliza recursos como aparelhos eletrônicos, cera quente, cera fria, cremes depilatórios e depilação com linha. Já a definitiva utiliza laser e luz pulsada.

Assim que o método foi escolhido, é importante buscar qualificação. Existem cursos de depilação que são rápidos e bem completos, ensinando o conhecimento das técnicas e os cuidados necessários para os procedimentos

Mas não pare na especialização. Os principais problemas encontrados nos negócios e que precisam de atenção especial são salas muito pequenas, com pouca ventilação, falta de cuidados com a higiene e a segurança dos profissionais e clientes.

Então, o próximo passo é definir um bom espaço físico para abrir seu negócio de depilação. Ele deve ser o suficiente para caber uma maca, mesa de apoio com armarinho para guardar objetos e permitir ao profissional se movimentar de maneira confortável.

Os produtos utilizados, como ceras e calmantes pós-depilação, devem ser escolhidos com cuidado, optando sempre pelos que tenham registro no Ministério da Saúde. Além disso, todos os materiais que não são descartáveis, como as pinças, devem ser esterilizados após cada o uso.

Já os descartáveis devem ser encaminhados para o descarte adequadamente, de acordo com os diferentes tipos de lixo. Os materiais que entram em contato com a pele do cliente devem ser descartados como lixo infectante, seguindo as normas e cuidados necessários.

Trabalhar em casa é uma boa?

Há muitas vantagens em montar o seu negócio na própria casa, é claro, mas você só poderá aproveitar todas elas se tomar algumas medidas básicas de organização.

Para começar, tenha um ambiente separado reservado para o trabalho. Além de evitar o trânsito de familiares, pode ser interessante ter um telefone exclusivo para uso comercial. E se usar uma roupa especial para atender aos clientes, como um uniforme ou camiseta personalizada, dá um caráter ainda mais profissional.

Ainda nessa linha de separar o que é do negócio do que é da casa, não se descuide das finanças. Esse é um erro comum que costuma levar ao fracasso as empresas recém-criadas.

Você ainda precisa definir horário para iniciar e terminar seu expediente. Do contrário, não terá uma rotina e poderá viver uma permanente confusão entre a vida profissional e pessoal. Se organizar é sinônimo de eficiência e tranquilidade, sem sobrecarga de trabalho.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para abrir um negócio de depilação? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria