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por Vivo Seu Dinheiro

Como abordar um cliente: 7 dicas para vender mais

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Ser recebido com sorrisos, tratado com respeito e atendido com eficiência. Qual consumidor não sairia satisfeito? Com um pouco de treinamento e dedicação, é possível aprender como abordar um cliente para gerar empatia e cativá-lo. Entenda, neste artigo, a importância de um atendimento qualificado, e conheça sete dicas de abordagem para aplicar na sua empresa.

A importância do atendimento

Não faltam estatísticas e estudos para comprovar a importância de um atendimento de qualidade quando o assunto é a abordagem de clientes. Em uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana de consultoria US News And World Report, 70% dos clientes afirmaram que não voltam a comprar em um estabelecimento se considerarem o atendimento ou o serviço prestado de má qualidade.

Outro estudo, este realizado pela especialista norte-americana Ruby Newell-Legner e chamado “Understanding Customers”, apontou que são necessárias 12 experiências de consumo positivas para compensar uma experiência negativa que não foi resolvida. Ou seja: é muito mais fácil esforçar-se para não decepcionar o cliente do que trabalhar para compensar uma decepção.

Já um estudo conduzido pela consultoria internacional McKinsey & Company descobriu que 70% das experiências de consumo se baseiam em como os clientes sentem que estão sendo tratados no momento da compra. Entendeu por que investir em um atendimento de qualidade pode fazer a diferença na sua empresa?

Vendedor sabe como abordar um cliente

Qualidade do atendimento é um dos principais segredos para cativar os clientes. Foto: iStock, Getty Images

Como abordar um cliente

Selecionamos sete dicas de atendimento para você melhorar a abordagem aos clientes. Confira:

1. Coloque-se no lugar do seu cliente

Essa é uma regra de ouro. Imagine-se no lugar do cliente e projete um atendimento ideal. O que seria necessário para lhe deixar satisfeito? Com essa estratégia simples, é possível orientar o atendimento e criar uma abordagem mais eficaz.

2. Conheça o seu produto em detalhes

Você nunca conseguirá atender um cliente com qualidade se não for um especialista no produto que pretende vender. Para que serve? Quanto tempo dura? Quais os cuidados de operação? Para quem é indicado? Por que é melhor que o da concorrência?

3. Observe

O cliente passou pela porta da loja e está consultando os produtos. Antes de abordá-lo com euforia, observe e tente descobrir o que ele procura, com base na sua idade, gênero e comportamento. Assim, já é possível melhorar a primeira abordagem, fazendo uma pergunta diretamente relacionada aos produtos, e não um questionamento genérico.

4. Apresente-se

Tudo bem? Meu nome é Fulano, e estou à disposição se você precisar de ajuda.” Simples, não é? Mas muitos vendedores e atendentes ignoram a importância da apresentação. Ao falar o seu nome, você ajuda a estabelecer um laço com o cliente e mostra que o respeita.

5. Sorria

Não custa mostrar bom-humor e simpatia. Ninguém gosta de ser atendido por um vendedor emburrado, que parece estar descontente com a presença do cliente na loja. Seja afável, sempre.

6. Entenda as necessidades

Muitas vezes, o cliente procura por um produto que não supre suas necessidades, simplesmente por ignorar as especificações. Então, além de entender que artigo ele deseja, descubra qual problema pretende solucionar. É uma boa estratégia para conduzir melhor o atendimento.

7. Não seja intrusivo

Se o cliente disser que está apenas olhando as prateleiras, aceite essa decisão e coloque-se à disposição para ajudar, caso seja necessário. Há consumidores que não gostam da pressão exercida pelos vendedores, e preferem privacidade na hora de provar uma roupa, por exemplo.

Colocando essas dicas em prática, é provável que você consiga aprimorar o desempenho da sua empresa, seja conquistando a primeira venda ou retendo clientes em virtude do atendimento. A teoria você já conhece, agora chegou a hora de aplicar.

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