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por Vivo Seu Dinheiro

Comer peixe é alternativa saudável para economizar

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Comer peixe é um hábito que pode trazer uma série de vantagens à saúde e, até mesmo, ao bolso. Segundo levantamento da Associação Paulista de Supermercados (Apas), baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), esse tipo de carne está entre os gêneros alimentícios com maior queda de preço no último ano.

Diante da crise, portanto, a dica é repensar os hábitos alimentares para economizar um pouco mais. Vale ter atenção, também, aos tipos de peixe cujos preços tiveram redução significativa: o quilo do peixe-peroá, conhecido como porquinho, teve valor reduzido em 28,32% entre junho de 2015 e maio de 2016.

Já o valor cobrado pelo dourado registrou queda de 13,88%, enquanto o valor do pintado caiu 9,80% no Brasil. Em contrapartida, o valor do contrafilé aumentou 10,99%.

comer peixe

Peixe teve queda nos preços e é rico em ômega 3. Foto: iStock, Getty Images

Confira dicas para preparar e comer peixe

Se você ainda não está convencido de que substituir a carne vermelha pelo peixe é uma boa ideia, é válido considerar também o fator nutricional. Rico em proteínas, nutrientes e ômega três – que auxilia na prevenção de doenças inflamatórias – esse alimento é um ótimo aliado da saúde.

Então, que tal colocar em prática uma receita fácil, simples, saborosa e muito mais em conta? Veja abaixo as instruções para preparar um delicioso peroá ao forno:

Ingredientes:

  • 2kg de peroás, sem cabeça e sem pele;
  • 4 dentes de alho amassados;
  • 1 maço de coentro e outro de salsinha picados;
  • ½ xícara de azeite;
  • Sal a gosto;
  • Azeitonas (opcional).

Modo de preparo:

Inicialmente, lave bem os peroás, passe limão sobre eles e depois enxague novamente. Coloque azeite, sal, alho e temperinhos em um recipiente grande. Na sequência, misture bem todos esses ingredientes, para que os sabores se unam. Depois, passe os peroás na mistura e deixe a carne descansar por algumas horas.

Para seguir com a execução do prato, basta distribuir os peixes em um pirex, colocar mais um pouco de tempero verde e azeitonas (se quiser). Cubra o recipiente com papel alumínio e leve ao forno em temperatura média por 20 minutos, até que a carne fique cozida. Retire o papel alumínio e deixe mais dois minutos no forno para dourar. Depois é só servir e apreciar a delícia.

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Gostou da ideia de comer peixe com mais frequência? Comente.

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