Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Aproveite o Dia da Informática para dar destino correto ao lixo eletrônico

A- A+

Você sabia que há uma data específica para comemorar o Dia da Informática? No mundo todo, o 15 de agosto foi definido para celebrar as facilidades proporcionadas por itens como o computador. E a escolha da data não se deu em vão: ele faz referência ao lançamento do pioneiro ENIAC, em 1946.

Se é verdade que a tecnologia tem melhorado muito a vida de todos, também é preciso considerar que ela gera um problema adicional ao planeta: o acúmulo de lixo eletrônico e os desafios para a sua destinação final. Mas como você, uma pessoa preocupada com as finanças, pode ajudar a resolver essa situação?

seudinheiro-Dia-da-Informatica

Dia da Informática é oportunidade para pensar em boas práticas ambientais. Foto: iStock, Getty Images

Dia da Informática: uma data para refletir

Ok, sua vida melhorou muito com o computador. Desde a informatização bancária, dos boletos enviados por e-mail e todas as outras facilidades que o mundo virtual pode oferecer. Mas o Dia da Informática também é uma data para pensar em boas práticas ambientais. Afinal, os eletrônicos possuem componentes prejudiciais à saúde e ao ambiente.

Conforme um relatório publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil produziu 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico em 2014. O desafio atual é evitar que esse volume gere um passivo ambiental difícil de ser contornado.

A destinação correta, segundo o relatório, também poderia gerar oportunidades econômicas. O minério destinado a essa área pode ser rentável, em função dos materiais valiosos que podem ser recuperados desses resíduos, como ouro, prata e cobre. Esse é um assunto que merece ser amplamente debatido no Dia da Informática.

Onde fazer o descarte?

Independentemente da proximidade do Dia da Informática, fazer o descarte correto é sempre importante. Então, confira algumas dicas para fazer a sua parte pelo meio ambiente.

Celulares e acessórios

Celulares, câmeras fotográficas, impressoras e seus respectivos acessórios não são tão difíceis de descartar quanto parecem. Muitas marcas possuem um sistema de logística reversa, buscando o produto na casa do cliente ou disponibilizando urnas de recolhimento nas assistências técnicas autorizadas.

Pilhas e baterias

Esses materiais, assim como as lâmpadas, possuem pontos de coleta na maioria das cidades, geralmente em grandes pontos de comércio, como hipermercados e shoppings centers. Caso não encontre, entre em contato com a prefeitura do seu município.

Outras alternativas

Os eletrodomésticos em geral também devem ser descartados de forma correta. Caso tenha dificuldade de encontrar um ponto de coleta junto à prefeitura, outra forma é buscar informações nas universidades. Muitas delas já aceitam lixo eletrônico para projetos realizados em sala de aula.

Além disso, entidades assistenciais com projetos voltados à área digital também aceitam doações. Com a proximidade do Dia da Informática, algumas empresas organizam um dia especial para coleta em locais públicos.

Você vai se interessar por:

Veja dicas de iniciativas de reaproveitamento e inspire-se

Conheça três projetos de logística reversa bons para o meio ambiente

Garanta a saúde das suas máquinas

Quanto mais você cuidar dos seus equipamentos, maior durabilidade eles terão e menos lixo eletrônico será produzido. Como Suporte à Informática da Vivo, você conta com um especialista técnico disponível por telefone e online, 24 horas, para auxiliar com dúvidas sobre programas e acessórios do computador, instalação de equipamentos, como impressoras, teclado e webcam, configuração de internet sem fio, configuração de e-mail melhoria da performance do PC, entre outras funções.

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Gostou de saber mais sobre o Dia da Informática? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

memória ou processador
segurança cibernética
comprar um notebook barato
antivírus pago
DDR3 ou DDR4
hd externo de 1, 2 ou 3 tb