Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comemoração de aniversário: veja dicas para economizar

A- A+

No dia do aniversário, nada melhor do reunir os amigos e familiares e preparar uma comemoração para celebrar a data. Por outro lado, nem sempre o orçamento permite realizar a festa que você gostaria e mesmo contar com a presença de todos aqueles que fazem parte da sua rotina.

Nem por isso é necessário deixar a data passar em branco. Com alguns cuidados e um pouco de criatividade, é possível reduzir custos e adequar o momento às limitações que as suas finanças impõem.

Comemoração com economia

Assim como almoçar fora é um gasto que costuma pesar ao fim do mês, convidar os amigos para uma confraternização em bares e restaurantes também custa caro, principalmente quando tudo fica por sua conta. Para diminuir o valor investido na comemoração, a dica de Marcelo Claudino, educador financeiro na TopConsulting, é reunir todo mundo em casa.

Sugira, por exemplo, que cada um leve a sua bebida e que você prepare a comida. Com a divisão, fica mais fácil encaixar os gastos no orçamento mensal, sem que isso signifique o endividamento. O próximo passo é definir o que será servido.

Pense em opções que possam ser feitas em casa, de forma rápida. Para manter o clima de festa de aniversário, uma alternativa é preparar cachorro quente para os convidados. Com poucos ingredientes, o molho fica saboroso – e a partir de custos reduzidos.

O mesmo vale para as receitas caseiras de docinhos. Elas tem como base o leite condensado, que pode ser comprado em embalagens maiores, e são sempre bem aceitos. O único inconveniente é que eles podem demandar algum tempo para o preparo. Por isso, não deixe para a última hora.

Almoço também é opção para comemorar o seu aniversário com a família. Foto: iStock, Getty Images

Almoço também é opção para comemorar o seu aniversário com a família. Foto: iStock, Getty Images

Convidados para a comemoração

Se a festa vai ser realizada em locais como o salão do condomínio ou em casa, é bem provável que a lista de convidados seja reduzida. Afinal, é preciso garantir espaço para que todos circulem de maneira confortável e possam interagir. Ou seja, priorize os mais próximos.

Outra possibilidade é dividir amigos e familiares. Enquanto a comemoração com os primeiros pode ocorrer a partir da festa que você organizou, é possível convidar a família para um almoço mais íntimo, também preparado na sua casa. Nos dois casos, tenha certeza do número de pessoas que vão realmente aparecer, para evitar desperdícios.

 

Tarifas em bônus

Além de economizar na sua festa, que gastar menos também em tarifas bancárias? Uma opção é converter essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até sete dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas para economizar no planejamento da sua comemoração de aniversário? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label